A beleza das coisas simples nos 918 anos da Freguesia de São Martinho do Bispo

Jorge Veloso prestou homenagem a Carlos Cidade, com a presença da família do autarca falecido

No remaining da tarde do dia 27 de julho, a Freguesia de S. Martinho do Bispo, uma das mais pujantes do Concelho de Coimbra, celebrou 918 anos de existência – com Jorge Veloso, presidente da Direcção, no seu discurso inaugural, relevância da história da comunidade, evidente na monografia que publicamos em 2021.

A evocação do Dia da Paróquia, feita na praça em frente à sede da Junta, contou com a presença de um grande número de pessoas que, apesar do calor intenso, estiveram presentes na sessão solene.

O ponto alto das comemorações, no entanto, foi a homenagem póstuma a Carlos Cidade, pelas suas qualidades de autarca, desportista e amigo do poder native, com palavras de louvor ao deputado do Partido Socialista José Estevão Martins, que a perene ausência do ex-líder municipal é brilhante: «a maioria dos seus amigos e de Coimbra ainda não assimilaram a sua partida».

Maria Elisa Pratas Rodrigues e Jorge Veloso, ofereceram, em nome dos Órgãos Municipais, uma salva de prata à mulher da extinta política Ana Gomes, e aos seus filhos, Andreia e Francisco. Um momento de extrema emoção, de tal forma que o discurso iniciado pela viúva foi continuado, com dificuldade, pela filha, desde um simples mas belo início: «Carlos Cidade period um bom homem…».

A sessão solene terminou com meia dúzia de interpretações da Canção de Coimbra, pelo grupo “Maio”, onde pontifica a voz forte, cristalina e única de Francisco, filho de Carlos Cidade – também cada vez mais um valor seguro da nossa cultura musical. .

As comemorações prolongaram-se até ao pôr do sol, com um lanche no espaço ajardinado, oferecido pela Junta, momento de convívio e reencontro de muitas pessoas que se preocupam com o presente e futuro do poder native, da União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira dos Frades e das comunidades e instituições que a constituem.

historiador e pesquisador

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.