A beleza e os desafios de ensinar e aprender matemática são temas de um evento on-line – Jornal da USP

Evento promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP São Carlos terá a participação de especialistas da Universidade e representantes de escolas estaduais da cidade

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Um levantamento realizado pelo governo de São Paulo, realizado no início de 2021 com mais de 20 mil alunos da rede estadual, apontou que o desempenho em matemática dos alunos do 5º ano do ensino elementary e do 3º ano do ensino médio despencou com a pandemia. Os dados foram divulgados em abril do mesmo ano pela Secretaria Estadual de Educação.

Para falar sobre os desafios de ensinar e aprender matemática e como atuar em um contexto de defasagem no ensino da disciplina nas escolas públicas, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos promoverá o evento A matemática está em tudo! com a participação de especialistas da USP e representantes de escolas estaduais da cidade. O evento, nos dias 22 e 31 de agosto e 5 e 12 de setembro, é aberto a todos os interessados ​​e será transmitido pelo canal do YouTube do IEA Polo São Carlos neste hyperlink.

“O evento tem como foco a matemática por sua relevância na formação educacional. As escolas estaduais que participarão do encontro têm direção e corpo docente com grande protagonismo e dedicação à formação de seus alunos”, disse um dos organizadores do evento, professor José Marcos Alves, da Escola de Engenharia de São Carlos ( CESE). Ele destaca a participação ativa das instituições no evento. “O campus da USP São Carlos tem uma relação muito produtiva e distante com a Diretoria Regional de Educação”.

Coordenado pelo Centro de Ação Social do Campus e pelo Grupo de Estudos de Ação Social do IEA RP, o evento terá programação on-line e um dia presencial. No dia 12 de setembro, das 8h às 17h30, haverá visita ao ICMC no campus da USP São Carlos com bate-papo sobre a importância e a beleza da matemática e palestras sobre como as olimpíadas científicas de informática e matemática trabalho, na área de robótica, empoderamento feminino e o relógio mais pontual do mundo. A programação está disponível abaixo ou clicando aqui.

Agenda de eventos A matemática está em tudo!

mulheres na matemática
22/08 às 10h
Palestrante: Maria Aparecida Soares Ruas (ICMC)
Acesso ao evento on-line neste hyperlink

Desafios de ensinar e aprender matemática nas escolas públicas.
31/08 às 10h
Palestrantes: Edna Maura Zuffi e Renata Cristina Geromel Meneghetti (ICMC)
Acesso ao evento on-line neste hyperlink

O legado da pandemia e os desafios da escola pública: ensinar e aprender em um contexto de defasagens e emoções na superfície
05/05, às 10h
Palestrantes: Débora Gonzales Costa Blanco (Conselho Regional de Educação da Região de São Carlos), Lucinei Aparecida Tavoni Bueno (Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha), Juliana Maria Gastaldi de Almeida e Priscila Galvan (Escola Estadual João Batista Gasparin)
Acesso ao evento on-line neste hyperlink

.

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.