A última noite de Omara e um ″animal″ chamado Kuti

O Pageant Músicas do Mundo, em Sines, encerrou com um dos últimos concertos da “diva de todos os cubanos”. O filho de Fela Kuti deu força ao legado de seu pai. Este ano, 100.000 pessoas participaram do competition.

“Esta es la ultima noche”, cantou Omara Portuondo, e as lágrimas brotaram nos rostos dos milhares de espectadores que testemunharam o início da última turnê da “diva de todos os cubanos”, como o embaixador cubano, Yusmari Díaz Pérez , chamou assim, no momento em que ele lhe entregou um buquê de flores e a homenageou por sua longa e brilhante carreira. Aos 91 anos, única mulher que integrou o mítico Buena Vista Social Membership, onde pontificaram nomes como Compay Segundo e Ibrahim Ferrer, proporcionou o momento mais emocionante da 22ª edição do FMM Sines – Pageant Músicas do Mundo.

Foi a última noite de Omara para o público português, mas que bela recordação deixou. Transmitindo bonomia e serenidade, a diva se enrolou em uma cadeira de madeira trançada com um vestido longo e colorido e cantou, ainda com timbre confiante e notável alcance vocal, temas retirados do cancioneiro latino-americano, como “Quizás” ou “Bésame mucho “. , além de composições próprias (as mais antigas datam da década de 1950). Rodeada de boleros e habaneras, Omara entregava as músicas como se estivesse conversando com os vizinhos de uma rua de Havana, sempre sorrindo, relaxada, reconciliada com o mundo. Só a falta de sensibilidade e gosto musical pode considerar seu present um momento de caridade. Foi bonito.

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.