Animal morreu? Saiba o que fazer com o companheiro animal que partiu em Campo Grande

A partida de um animal de família, assim como de um ser humano, é sempre um momento de tristeza para todos. Alguns animais de estimação vivem por anos no mesmo ambiente acquainted e são tratados como iguais – às vezes até melhores que os humanos.

Recentemente, o aparecimento de uma carcaça durante a demolição de um imóvel na Rua Barão do Rio Branco, em Campo Grande, despertou curiosidade nos trabalhadores que a encontraram. A ‘antiguidade’ esquelética foi encontrada durante a destruição de uma parede.

“Durante a escavação, fomos surpreendidos. Primeiro foi esse animal que não faço ideia do que seja. Eu não acho que seja qualquer gato e grande demais para ser um rato. Estava encostada na casa e a encontramos quando estávamos escavando as paredes”, comentou o mestre-de-obras Ênio Gomes, 54 anos.

Animal foi encontrado durante demolição de ‘mansão escondida’. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

Na época, Ênio conta que seus colegas ficaram muito curiosos, porém, precisavam continuar com o trabalho e por isso deixaram a carcaça de lado. “Fiquei surpreso na hora, encontrei algo muito interessante. A carcaça estava muito seca. Sei que é algo raro, mas só especialistas podem dizer o que é”, argumentou.

Campo Grande proíbe

Como o animal foi parar ali e o que realmente é permanece um mistério, mas a Prefeitura de Campo Grande proíbe que os animais sejam enterrados no terreno da casa, por questões de saúde pública. Enterrar o bichinho em casa pode contaminar o solo e trazer doenças que podem ser prejudiciais à família que ali reside, segundo a Subea (Subsecretaria Municipal de Bem-Estar Animal).

Mesmo a ‘disposição’ de animais mortos em terrenos impróprios e até mesmo nas ruas da cidade caracteriza crime de acordo com o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais – Lei 9.605/98. A prefeitura orienta que, nesses casos, o morador ligue para a CG Solurb, que recolhe a carcaça dos pequenos animais.

Para solicitar o serviço, é necessário entrar em contato pelo telefone 0800-647-1005 ou WhatsApp (67) 99647-1005. A coleta é feita em até 24 horas úteis, segundo a empresa, que ressalta que não atende pet outlets e clínicas particulares.

cremação para animais de estimação

A Pet Primavera está localizada em Dourados, mas atende todo Mato Grosso do Sul e oferece serviços para tornar esse momento menos doloroso e mais especial, acolhendo pets e tutores. A empresa é a primeira a oferecer serviço de cremação e urnas para o depósito das cinzas do acompanhante falecido.

A cremação pode ser realizada em animais com peso até 100kg, sejam cães, gatos, hamsters, tartarugas, cobras, pássaros, peixes, ou qualquer outro animal de estimação que não ultrapasse o peso estipulado. As modalidades de cremação podem ser com ou sem resgate de cinzas.

A opção “Cremação com resgate de cinzas”, permite o desejo de imortalizar a memória deste amigo tão especial, para que os donos recebam uma urna com as cinzas, bem como o certificado de cremação do seu querido animal de estimação.

Na “Cremação sem resgate de cinzas”, o cliente opta por não receber as cinzas e elas serão espalhadas na natureza e os tutores receberão um certificado de cremação, é um processo mais sustentável e com a garantia de uma destinação digna e respeitosa.

Segundo a empresa, a cremação de animais segue um processo muito semelhante ao de humanos. Os donos podem realizar uma cerimônia de despedida para o bichinho, incluindo imagens, música e flores, por exemplo.

tributo zeus - Pet morreu?  Saiba o que fazer com o companheiro animal que partiu em Campo Grande
Homenagem a Zeus (Foto: Reprodução)

A empresa também publica as homenagens dos tutores, com foto e texto, assim como quando os humanos saem. A empresa destaca que a cremação é uma forma de ajudar os tutores a passarem pelo luto de forma mais leve.

Os serviços podem ser contratados antecipadamente e, conforme explica o Pet Primavera, é muito comum o tutor garantir o plano quando o acompanhante está em estado de saúde mais delicado.

Ao armazenar as cinzas do animal, a empresa disponibiliza diversos tipos de urnas. Os tutores podem escolher desde urnas hidrossolúveis que podem ser depositadas em rios ou locais de água corrente até urnas biodegradáveis ​​que, ao serem plantadas, geram uma árvore.

Além disso, a empresa também possui urnas com compartimentos para guardar os brinquedos dos pets e pingentes que guardam as cinzas. Os preços variam de acordo com o serviço escolhido, o tamanho do animal de estimação e se o proprietário optará por recolher as cinzas do acompanhante.

homenagem valentin - animal de estimação morreu?  Saiba o que fazer com o companheiro animal que partiu em Campo Grande
Homenagem ao gato Valentin (Foto: Reprodução)

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.