Baleia beluga: por que o animal está encalhado no rio Sena, na França

Uma baleia beluga foi encontrada encalhada no rio Sena, perto de Paris

Equipes de resgate monitoram a baleia com dois drones depois que ela foi vista no rio em Saint-Pierre-la-Garenne, 80 quilômetros a noroeste de Paris, na quarta-feira.

O público está sendo instado a ficar longe da baleia que parece estar abaixo do peso.

O que é uma baleia beluga?

A impressionante criatura branca é normalmente descoberta nas profundezas das águas do Ártico, onde as temperaturas são muito mais frias do que o Sena.

A beluga é caracterizada por sua cabeça globular, o que lhe confere uma aparência amigável e cômica.

No entanto, eles não nascem com a famosa pelagem branca, pois os bezerros são grisalhos ou marrons e desbotam para o branco quando atingem a maturidade sexual após aproximadamente cinco anos.

As baleias são tipicamente muito grandes, mas as belugas são relativamente pequenas em comparação com outros membros de sua família mais ampla, medindo entre 13 a 20 pés de comprimento.

As belugas costumam viver juntas em pequenos grupos chamados vagens, de acordo com a Nationwide Geographic.

A beluga é caracterizada por sua cabeça globular, o que lhe confere uma aparência amigável e cômica.

(Getty Photos/iStockphoto)

Eles são animais muito sociais e também são chamados de ‘canários do mar’, pois são os mais vocais de todas as baleias.

Eles podem imitar uma variedade de sons e se comunicar através de cliques, assobios e clangs.

Como uma beluga foi parar no Sena?

Não está claro por que o animal se afastou tanto de seu habitat pure de águas mais frias do Ártico, passando pelo porto de Rouen e dezenas de quilômetros por uma through navegável movimentada em direção à capital francesa.

Mas sabe-se que os cetáceos às vezes se desviam para águas mais ao sul e estuários de rios, e podem sobreviver temporariamente em água doce.

Eles migram do Ártico no outono, quando o mar congela e o gelo se forma. No entanto, eles costumam fazer a jornada juntos em vagens.

As belugas são animais sociais e são frequentemente encontradas em vagens.

(Getty Photos/iStockphoto)

As belugas solitárias podem ocasionalmente nadar mais para o sul do que o ordinary, de acordo com autoridades da Eure.

No last de maio deste ano, uma orca gravemente doente que se separou de sua cápsula e nadou dezenas de quilômetros rio acima do Sena morreu de causas naturais depois que as tentativas de guiá-la de volta ao mar falharam.

Um mês depois, outra baleia, que se acredita ser uma baleia Minke de 10 metros de comprimento, foi avistada no Sena.

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.