Baleia é avistada no mar em Boa Viagem; ‘Vi a beleza da dança’, diz morador que gravou vídeo | Pernambuco

Uma baleia foi avistada, neste sábado (6), em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Segundo especialistas, period uma jubarte. “Vi a beleza da dança”, disse Almir Mendes, que fez um vídeo, da janela de sua casa. (veja o vídeo acima).

  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram

Esta é a segunda vez que uma jubarte é filmada em Boa Viagem nos últimos dias. Em 28 de julho, um vídeo mostrou o momento em que uma baleia pulou no mar (veja o vídeo abaixo).

Baleia é flagrada pulando no mar de Boa Viagem, em Recife

Em entrevista com g1, Almir disse que estava estudando em sua sala, quando olhou para o mar. “Ela mergulhava dentro e fora da água, em movimentos sincronizados”, disse ele.

O morador de Boa Viagem disse ainda que, depois, foi possível “observar o espiráculo funcionando no topo da cabeça”.

“Eu podia vê-la inspirando e expirando, bem em frente ao meu prédio, em Setúbal”, disse ele.

Segundo Almir, o registro foi feito por volta das 11h30. “Do meio ao fim, você pode vê-la dançar na água”, acrescentou.

Coordenador do projeto Fernando de Noronha Rotator Golf, o biólogo Flávio Lima afirmou que, por seu comportamento, é uma jubarte.

“O salto e a quantidade de espuma que faz são comportamentos típicos de uma baleia dessa espécie”, declarou.

Segundo o especialista, seu nome científico é megaptera. “Mega significa grande e ptera, asas. Então ela é conhecida como a baleia de asas grandes”, explicou. A característica da jubarte é ter grandes barbatanas peitorais.

Baleia foi filmada no mar em Boa Viagem, Recife – Foto: Reprodução/WhatsApp

“Neste momento, eles estão em movimentos migratórios reprodutivos. Eles saem do inverno austral no sul da América do Sul e migram para áreas de águas mais quentes, chegando em regiões tropicais e próximas ao equador”, disse.

Ainda de acordo com Lima, nessa época do ano começa o comportamento reprodutivo. “Eles passam o verão comendo. Eles fogem do inverno, que é muito intenso, e se dirigem aqui para esta região, para reprodução, parto e cuidados com os filhotes”.

A época de reprodução das baleias jubarte no Atlântico ocorre entre julho e novembro, podendo durar até dezembro.

VÍDEOS: Mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.