Beleza Pure: Ipê Amarelo rouba a cena na Avenida Manoel Martins

Entre o cinza fosco do concreto e o azul perfeito do céu, um ipê desperta o olhar e desabrocha o sorriso de quem passa pela Avenida Manoel Martins, no Centro. Com uma intensidade exuberante, o amarelo de suas flores rouba a cena em pleno inverno e quebra a monotonia do espaço urbano. Mas é bom se apressar em contemplá-la, porque essa beleza é efêmera.

Como todas as espécies decíduas, o ipê perde suas folhas em determinada época do ano. E esse período de queda das folhas coincide com o período de floração, que começa no last do inverno. A partir daí, são aproximadamente 15 dias de um present tão esperado: quanto mais intenso o inverno, mais intensa a floração, que acaba formando um imenso tapete dourado. Não é à toa que o ipê é o símbolo da cidade e a flor do Brasil.

A espécie Tabebuia chrysotricha também pode ser conhecida como ipê-tabaco, ipê-do-morro, aipe, ipê-amarelo-cascudo, ipê-açu, entre outros nomes. O nome científico chrysotricha refere-se à presença de densos pêlos dourados nos ramos mais jovens. Esta variedade de ipê ocorre no Brasil nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.



você está lendo o maior jornal de Alto Paraopeba e uma das maiores do inside de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nathália Coelhono dia 19/08/2022


Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.