A cidade onde o sol tem pressa de se mostrar respira progresso e modernização sem descuidar da qualidade de vida. em João Pessoa, mesmo com toda a agitação do dia a dia, muitas pessoas encontram calma na velocidade. Mas, não é uma calmaria simples. Na capital, onde a corrida de rua é uma das paixões, a tranquilidade tem o som de passos largos, bússola.
Aos 437 anos, este pedaço de chão coleciona amantes, como Leilane Navarro. De metrô em metrô, o publicitário de 36 anos superou o sedentarismo e acompanhou de olhos arregalados as provocações e efeitos da relação entre a cidade e as corridas de rua.
“Nossa cidade cresceu muito, a orla, parques e praças estão melhorando cada vez mais sua infraestrutura, incentivando ainda mais a prática de atividades físicas. Do nascer ao pôr do sol, você pode encontrar pessoas correndo, caminhando, andando de bicicleta pela nossa cidade”, disse.
A corrida de rua é uma das paixões do público paraibano | Foto: Reprodução / Secom-JP
Leilane atualmente faz parte de um grupo de corredores tradicionais da cidade. Os benefícios com a prática de atividade física, segundo ele, vão além, são como um autodesafio.
“Além de todos os benefícios que toda e qualquer atividade física nos proporciona, na corrida nos enfrentamos. Não é só um passe, um pódio, um ‘RP’, estamos lá enfrentando nossos limites, nossas dificuldades, dando o nosso melhor”, concluiu.
Leilane durante participação em competição coletiva na orla da cidade | Foto: Arquivo Pessoal
A paixão pelas corridas começou em 2018. Foi a convite de amigos de trabalho que completou os primeiros 5km. “Naquela época eu só queria acabar viva, porque eu period sedentária e nunca tinha corrido nem 200m na vida”, brincou. “Na corrida, você não precisa de nada além de força de vontade e um par de tênis. Aceitei o convite e fui lá enfrentar esse desafio. E, terminar a prova, em boa hora, para uma pessoa sedentária, foi maravilhoso”, exclamou.
Para Leilane, praticar atividade física na cidade que tem no coração period sinônimo de “amor à primeira corrida”. Segundo ela, as características físicas do município fazem toda a diferença: “Somos muito privilegiados, temos as melhores rotas, quase sempre planas e com vista para o mar. Isso é maravilhoso”.
“De lá pra cá, esse amor só cresce. Toda corrida que aparece em João Pessoa, eu tento participar. Eu chamo meus amigos, familiares, conhecidos, todo mundo”.
Popularmente considerada a ‘capital das corridas’, a cidade se beneficia com esses eventos, que também impulsionam o chamado turismo esportivo. A prática subsidia uma contribuição destacada em relação à ocupação da rede hoteleira em períodos de grandes eventos – como a Maratona Internacional de João Pessoa que será realizada no próximo domingo (7). O evento faz parte da programação alusiva aos 437 anos da cidade e deve reunir cerca de 4.000 corredores em percursos de 5km, 10km, 21km e 42km.