Belezas naturais consolidam João Pessoa como a capital das corridas de rua

A cidade onde o sol tem pressa de se mostrar respira progresso e modernização sem descuidar da qualidade de vida. em João Pessoa, mesmo com toda a agitação do dia a dia, muitas pessoas encontram calma na velocidade. Mas, não é uma calmaria simples. Na capital, onde a corrida de rua é uma das paixões, a tranquilidade tem o som de passos largos, bússola.

Aos 437 anos, este pedaço de chão coleciona amantes, como Leilane Navarro. De metrô em metrô, o publicitário de 36 anos superou o sedentarismo e acompanhou de olhos arregalados as provocações e efeitos da relação entre a cidade e as corridas de rua.

“Nossa cidade cresceu muito, a orla, parques e praças estão melhorando cada vez mais sua infraestrutura, incentivando ainda mais a prática de atividades físicas. Do nascer ao pôr do sol, você pode encontrar pessoas correndo, caminhando, andando de bicicleta pela nossa cidade”, disse.

A corrida de rua é uma das paixões do público paraibano | Foto: Reprodução / Secom-JP

Leilane atualmente faz parte de um grupo de corredores tradicionais da cidade. Os benefícios com a prática de atividade física, segundo ele, vão além, são como um autodesafio.

“Além de todos os benefícios que toda e qualquer atividade física nos proporciona, na corrida nos enfrentamos. Não é só um passe, um pódio, um ‘RP’, estamos lá enfrentando nossos limites, nossas dificuldades, dando o nosso melhor”, concluiu.

Leilane durante participação em competição coletiva na orla da cidade | Foto: Arquivo Pessoal

A paixão pelas corridas começou em 2018. Foi a convite de amigos de trabalho que completou os primeiros 5km. “Naquela época eu só queria acabar viva, porque eu period sedentária e nunca tinha corrido nem 200m na ​​vida”, brincou. “Na corrida, você não precisa de nada além de força de vontade e um par de tênis. Aceitei o convite e fui lá enfrentar esse desafio. E, terminar a prova, em boa hora, para uma pessoa sedentária, foi maravilhoso”, exclamou.

Para Leilane, praticar atividade física na cidade que tem no coração period sinônimo de “amor à primeira corrida”. Segundo ela, as características físicas do município fazem toda a diferença: “Somos muito privilegiados, temos as melhores rotas, quase sempre planas e com vista para o mar. Isso é maravilhoso”.

“De lá pra cá, esse amor só cresce. Toda corrida que aparece em João Pessoa, eu tento participar. Eu chamo meus amigos, familiares, conhecidos, todo mundo”.

Popularmente considerada a ‘capital das corridas’, a cidade se beneficia com esses eventos, que também impulsionam o chamado turismo esportivo. A prática subsidia uma contribuição destacada em relação à ocupação da rede hoteleira em períodos de grandes eventos – como a Maratona Internacional de João Pessoa que será realizada no próximo domingo (7). O evento faz parte da programação alusiva aos 437 anos da cidade e deve reunir cerca de 4.000 corredores em percursos de 5km, 10km, 21km e 42km.

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.