BRF avança no compromisso com o bem-estar animal com a gestação coletiva de suínos

Adaptação de alojamento particular person para gestação coletiva proporciona conforto físico e psychological e atinge mais de 200 mil porcas da empresa

A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, comemora mais um avanço em suas práticas de bem-estar animal. A Companhia iniciou 2022 superando a marca de mais de 50% de porcas em regime de alojamento coletivo. Ao alojar as fêmeas gestantes em espaços maiores e compartilhados, ao invés das tradicionais baias individuais, os animais têm ganhos de bem-estar nos aspectos físico e psychological dos animais.

Com mais de 200.000 fêmeas já beneficiadas pelo sistema de habitação coletiva durante a gravidez, em quintas próprias e integradas, que cada vez mais adaptam os seus espaços e gestão a este modelo de habitação. A BRF trabalha agora no compromisso de finalizar os ajustes até 2026, que abrangerá a totalidade de seus plantéis alojados nesse sistema. “Além do conforto físico, há uma redução significativa do estresse ao permitir que as fêmeas interajam entre si, circulando pelo native. Há um ganho muito visível no comportamento das fêmeas alojadas”, enfatiza Josiane Busatta, gerente de Bem-Estar Animal da Companhia.

Com um período de gestação de cerca de 115 dias, fase considerada delicada para as fêmeas, o alojamento particular person é o manejo que prevaleceu por décadas como forma de evitar problemas com os animais como brigas, por exemplo. A partir de 2012, porém, a BRF, de forma pioneira no Brasil, passou a adotar esse novo modelo de gestação suína e em 2014 assinou um compromisso de transição de todas as fêmeas para alojamento coletivo. Para o Gerente Executivo de Produção Animal da Suinocultura, Edilson Caldas, a adaptação à gestação coletiva é a maior mudança estrutural ocorrida na suinocultura nos últimos tempos.

“Uma mudança tão significativa pode trazer alguns desconfortos e dúvidas, e para amenizá-los, contamos com o apoio dos extensionistas que estão em campo. Eles sempre trabalham próximos aos produtores contratados e passam por treinamentos contínuos para que possam se aprimorar nas questões de bem-estar animal, repassando novos conhecimentos aos produtores”, destaca o executivo.

Nos últimos oito anos, o processo de adequação estrutural das fazendas e qualificação dos produtores para a nova gestão avançou de forma constante. Além de ser ampliada ano a ano, as habitações coletivas da BRF também vão além da exigência authorized. Enquanto as normas do Ministério da Agricultura, publicadas em 2020, indicam que os criadores devem adotar gradativamente o processo com período máximo de alojamento particular person de 35 dias, a Companhia optou por reduzir esse período para no máximo 28 dias de gestação.

A migração para o sistema de habitação coletiva para gestantes faz parte da Política de Sustentabilidade da BRF, reforçando o compromisso com os aspectos ambientais, sociais, de governança e bem-estar animal. O processo de mudança teve início em 2014 e, em 2015, apenas um ano após o anúncio do compromisso público, a empresa tinha 15% do plantel beneficiado pela gestação coletiva.

Nos anos seguintes, a Companhia continuou ampliando a adoção da gestação coletiva e, mesmo em meio à pandemia, encerrou 2020 com 45% do rebanho de fêmeas nesse sistema, totalizando mais de 180.000 fêmeas alojadas em grupos – número que aumentou para mais de 200 mil até o ultimate de 2021. Com essa e outras ações, a BRF é pioneira em medidas que contemplam o bem-estar animal no Brasil, servindo de referência para outras empresas.

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.