Câmara de Santarém reforça protocolos na área da proteção animal

A Câmara de Santarém reforçou esta quarta-feira, dia 11 de maio, o protocolo de colaboração com a ASPA – Associação Scalabitana de Proteção Animal, com o objetivo de desenvolver um trabalho mais profícuo no domínio da proteção animal, ao nível da defesa, promoção, recolha e adoção de animais em risco.

Miniatura do slide

O protocolo, assinado pelo vereador junto às Secretarias de Saúde e Higiene Pública e Veterinária, e do Canil e Gatil Municipal, Nuno Russo, e pelo presidente da Diretoria da Associação Scalabitana de Proteção aos Animais – ASPA, Pedro Pinto, reforça o subsídio anual de 24 mil euros, dividido por mensalidades de 2 mil euros, além de suportar os custos com água e luz, mantendo as restantes cláusulas do protocolo nos seus termos precisos, com a devida atualização da legislação em vigor sobre a questão da proteção e do bem-estar animal.

Nuno Russo considera que a ASPA tem vindo a desenvolver uma atividade contínua de defesa e proteção dos animais que contribui para a preservação da saúde pública e do ambiente urbano, através da recolha de animais errantes, em campanhas de adoção de animais, e em specific em colaboração com o CROAS, apoiando o trabalho do Canil e Gatil Municipal, e é por isso que a Câmara Municipal de Santarém quer ver reforçada esta colaboração institucional.

Protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários
O município de Santarém assinou ainda esta quarta-feira um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) que visa a cooperação e intercâmbio entre eles para a implementação do Programa de Apoio à Saúde Veterinária de Animais de Risco – Cheque Veterinário.

O protocolo tem como principal objetivo intervir em três vertentes: na prestação de cuidados de saúde aos animais de risco, nomeadamente no que diz respeito à vacinação, desparasitação e esterilização, bem como outros tratamentos 24 horas e emergências em animais errantes, capturados pelo CROAS – Centro Oficial de Recolha de Animais de Santarém.

O Cheque Veterinário tem como principal objetivo a criação de uma rede de cuidados médico-veterinários primários para animais de risco, dotando os municípios dos instrumentos necessários ao cumprimento da legislação em vigor, e que promova a profilaxia médico-cirúrgica aos animais identificados pelo município de Santarém .

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.