Câmara de Vouzela garante custos de saúde animal aos produtores de gado

A Câmara Municipal de Vouzela vai assegurar o pagamento da sanidade animal aos produtores de gado do concelho, anunciou hoje o autarca, Rui Ladeira.

“Este ano, o Município de Vouzela fez um esforço adicional para assumir as despesas anuais de saúde animal e vigilância epidemiológica de todas as explorações de gado do concelho”, disse Rui Ladeira.

De acordo com um comunicado da Câmara, o autarca anunciou a medida municipal no last da 50ª edição do Concurso Pecuário das Festas do Castelo, que esta quarta-feira, numa organização conjunta do município e da Cooperativa Agrícola de Vouzela CAV).

A medida, prosseguiu, “é um incentivo que representa 15 euros por bovino e vai abranger 150 explorações do concelho”, ou seja, “correspondendo a mais de 1.150 bovinos”, disse o autarca social-democrata da região de Lafões. , no distrito de Viseu.

“Com esta medida de apoio, o Município de Vouzela assume a totalidade do pagamento deste serviço, aliviando os encargos dos nossos agricultores. Consideramos este esforço coletivo um impulso claro e positivo para o setor agrícola, que é muito importante para o município”, defendeu.

Para além do apoio monetário direto, refere o comunicado de imprensa, este controlo sanitário e de vigilância permitirá “monitorizar e controlar quaisquer doenças de elevada importância tanto para os animais como para a saúde pública”.

Nesta edição, comemorativa dos 50 anos do concurso, segundo a organização, citada no mesmo comunicado, “participaram 25 produtores, correspondendo a um complete de 82 animais, 28 bovinos e 54 caprinos”.

Os prémios do concurso “variaram entre 10 e 40 euros para caprinos e 15 e 90 euros para bovinos, sendo atribuído um complete de 2.065 euros” em prémios aos produtores participantes.

Rui Ladeira destacou ainda o papel da cooperativa, bem como de todos os veterinários municipais e dos “produtores que, ano após ano, marcam presença neste e noutros concursos demonstrando o orgulho que têm nos seus animais e neste setor”.

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.