A Câmara Municipal de Vouzela vai assegurar o pagamento da sanidade animal aos produtores de gado do concelho, anunciou hoje o autarca, Rui Ladeira.
“Este ano, o Município de Vouzela fez um esforço adicional para assumir as despesas anuais de saúde animal e vigilância epidemiológica de todas as explorações de gado do concelho”, disse Rui Ladeira.
De acordo com um comunicado da Câmara, o autarca anunciou a medida municipal no last da 50ª edição do Concurso Pecuário das Festas do Castelo, que esta quarta-feira, numa organização conjunta do município e da Cooperativa Agrícola de Vouzela CAV).
A medida, prosseguiu, “é um incentivo que representa 15 euros por bovino e vai abranger 150 explorações do concelho”, ou seja, “correspondendo a mais de 1.150 bovinos”, disse o autarca social-democrata da região de Lafões. , no distrito de Viseu.
“Com esta medida de apoio, o Município de Vouzela assume a totalidade do pagamento deste serviço, aliviando os encargos dos nossos agricultores. Consideramos este esforço coletivo um impulso claro e positivo para o setor agrícola, que é muito importante para o município”, defendeu.
Para além do apoio monetário direto, refere o comunicado de imprensa, este controlo sanitário e de vigilância permitirá “monitorizar e controlar quaisquer doenças de elevada importância tanto para os animais como para a saúde pública”.
Nesta edição, comemorativa dos 50 anos do concurso, segundo a organização, citada no mesmo comunicado, “participaram 25 produtores, correspondendo a um complete de 82 animais, 28 bovinos e 54 caprinos”.
Os prémios do concurso “variaram entre 10 e 40 euros para caprinos e 15 e 90 euros para bovinos, sendo atribuído um complete de 2.065 euros” em prémios aos produtores participantes.
Rui Ladeira destacou ainda o papel da cooperativa, bem como de todos os veterinários municipais e dos “produtores que, ano após ano, marcam presença neste e noutros concursos demonstrando o orgulho que têm nos seus animais e neste setor”.