Campeonatos de surf estimulam aumento do número de fãs do esporte em Saquarema | Saquarema


Competições de surf aumentam o número de fãs do esporte em SaquaremaDivulgação / Prefeitura de Saquarema

Publicado em 21/06/2022 13:50

Não demorará muito para que as areias da Praia de Itaúna fiquem lotadas de espectadores e fãs de surf. A World Surf League (WSL), em parceria com a Prefeitura de Saquarema, promoverá a realização do evento “Oi Rio Professional CT 2022”, etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surf, entre os dias 23 e 30 de junho. Espera-se que pessoas de todo o Brasil e do mundo acompanhem a maior competição de surf do planeta. Sem uma realização efetiva desde 2019, antes do período de pandemia, o evento é motivo de muita expectativa na cidade, já que na última ocasião foi registrada uma média de 40 mil torcedores por dia de competição.

O impacto da realização de grandes eventos tem sido extremamente positivo no município. Em maio, Saquarema sediou o Circuito da Tríplice Coroa, competição para surfistas amadores do município, onde foi registrado um número recorde de inscrições.

“Recebemos um número muito expressivo de inscrições com atletas das mais variadas faixas etárias, de 03 a 50 anos. É muito positivo poder incentivar as mais diversas categorias, mas principalmente as de base, que cresceram exponencialmente. As crianças querem aprender a surfar, querem competir e se inspiram em grandes surfistas. Campeonatos, como os promovidos pela WSL, funcionam como um gatilho para que mais pessoas se interessem pelo esporte”, explica Saulo Bolerba, presidente do Associação de Surf de Saquarema.

Com a grande regularidade na realização de eventos de surf, devido às excelentes condições do mar e do clima, Saquarema tornou-se uma grande referência do esporte no mundo. Com o aumento das atividades no município, o esporte conseguiu ocupar lugares importantes na sociedade.

“Esses eventos que acontecem em Saquarema são uma grande oportunidade para os jovens, além de fonte de entretenimento, são muito motivadores e uma grande inspiração para o futuro do esporte. É basic apreciar o facto de termos um circuito mundial no nosso “quintal” e de estarmos próximos dos maiores nomes do surf mundial. Um momento importante para observar como um atleta se comporta nas competições. Um aprendizado e tanto para os jovens de Saquarema que sonham um dia competir na elite mundial do surf”, explica Aelson Silva, treinador de surf e morador de Saquarema.

As novas gerações do esporte continuam se inspirando nos grandes atletas que visitam Saquarema, como é o caso do surfista amador e participante do Programa Bolsa Atleta do município, Antônio Carvalho.

“O evento da WSL é muito relevante para mim como atleta amador. Isso me incentiva e me motiva a querer alcançar importantes colocações na carreira. É incrível saber que treino diariamente no native onde acontece a maior competição de surf do mundo. Tenho certeza que estou no caminho certo, e com muito foco e dedicação chegarei lá também”, diz o jovem surfista.

“Através desses relatos e resultados expressivos, podemos atestar a importância que o surf tem para nossa cidade. Acredito que alcançamos bons objetivos em termos de desenvolvimento econômico e esportivo. Temos investido cada vez mais em vários esportes em geral. Esses eventos e competições são fundamentais para o desenvolvimento de Saquarema e colocam nossa cidade como uma grande potência do esporte no Brasil”, conclui o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael da Costa Castro.

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.