Campinas perde Hugues Jorge, lenda do esporte – Hora Campinas

O esporte campineiro perdeu nesta quinta-feira (23) Hugo Jorge, 96 anos. Uma lenda do esporte, ele ganhou títulos em sete disciplinas diferentes ao longo de uma carreira que durou quase 80 anos, do levantamento de peso à queda de braço. Hughes period casado com Maria Aparecida Colis Jorge, conhecida como Paquita, também ex-atleta, com quem conviveu por mais de 50 anos. A causa da morte foi insuficiência cardíaca. O velório acontecerá nesta sexta-feira (24), a partir das 7h, no Cemitério da Saudade. O corpo será sepultado às 10 horas no mesmo native.

“Infelizmente hoje o Clube Campineiro de Regatas e Natação está de luto. Perdemos o Hugues Jorge, o grande atleta, campeão brasileiro, queda de braço sul-americana, remo, boxe, levantamento olímpico, powerlifting e modelagem física”, lamentou Lea Silva Pinto Rodrigues, vice-diretora de esportes do Clube.

Aos 96 anos, Hugues foi campeão em sete modalidades

Segundo Lea, Hugues começou a carreira no Clube Regatas em 1945. “E até hoje tem a honra e o orgulho de ser campineiro e carregar a bandeira do Vermelhinho por onde passou. É uma perda irreparável para o esporte de todo o estado. Somos imensamente gratos por tudo que ele fez pelo clube e pela nossa cidade. Que ele descanse em paz”, acrescentou.

“Campinas lamenta muito a perda de uma figura muito importante, que se destacou em vários esportes. É com tristeza que recebemos a notícia, pois temos muito carinho por alguém que sempre levantou o nome da cidade em vários outros lugares. Infelizmente a vida tem um fim, mas seu legado é eterno e em nosso museu do esporte ele sempre será lembrado. Condolências à família e em especial à sua esposa Paquita”, disse o secretário municipal de Esportes, Fernando Vanin.

Paquita é casada com Hugues desde 2003, mas estão juntos há mais de 50 anos.

Entrevista

Em março deste ano, Hugues Jorges concedeu entrevista ao repórter Gustavo Magnusson, do Horário de Campinas. Sob o título “Hugues Jorge coleciona histórias e conquistas há 96 anos”, a reportagem contou detalhes da trajetória do ex-atleta, orgulhoso de seu vigor físico e cheio de vontade de mostrar a sala onde guardou cerca de 500 medalhas e 300 troféus.

Hugues Jorge foi apresentado ao esporte pelo boxe aos 16 anos. Na década de 1950, tornou-se o primeiro campeão de culturismo de Campinas. Aos 85 anos, Hugues se recusou a desistir do esporte e foi para o atletismo, para participar e vencer competições como mestre.

Em 2016, a história vencedora do campineiro ganhou as páginas do livro “Hugues Jorge – De Menino Travesso à Lenda Viva dos Esportes de Força”, escrito pelas irmãs Darci Palombo e Miriam Pascoal. No mesmo ano, Hugues Jorge deu nome ao Espaço de Ginástica e Musculação da Lagoa do Taquaral.

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.