Cominho preto: o segredo de beleza de Cleópatra na sua cozinha

Você conhece o cominho preto? Existem temperos que não pode faltar na sua cozinha , especialmente se você gosta de picante. Mas há outros que não são tão conhecidos e também é bom que você os tenha.

Por exemplo, sementes de cominho preto, que se assemelham a pimenta e são atribuídas propriedades curativas .


–Continua após a publicidade–

Cleópatra a mais jovem rainha do Egito, já os usava em seus rituais de beleza !

De onde vem o cominho preto?

Como explica a nutricionista e nutricionista Irene Lezcano, da Nutritienda, o cominho preto ( Nigella sativa L ), também conhecido em espanhol como ajenuz ou arañuel, vem do Oriente Médio, África e Ásia. Atualmente, seu cultivo se espalhou para mais áreas do Mediterrâneo, embora na Espanha possa ser encontrado selvagem.

É uma planta da família Ranunculaceae (ranunculaceae), e é caracterizada por suas flores brancas ou azuis e por exalar um odor semelhante ao da noz-moscada.

“É conhecida por seus usos culinários e aromáticos, embora historicamente também seja conhecida como erva medicinal. Seu uso remonta ao antigo Egito, onde period considerado o óleo de faraós ”, indica o especialista, que também detalha que “diz-se que encontraram sementes de cominho preto dentro do túmulo de Tutankhamkon e aquela Cleópatra usava seu óleo em seus rituais de beleza.”


–Continua após a publicidade–

Suas propriedades nutricionais

Geralmente, o cominho preto tem um valor nutricional interessante. “Destaca-se pela quantidade de proteínas e gorduras e pelo teor de ácidos graxos essenciais aminoácidos e vitaminas”, diz a nutricionista.

Quanto aos seus componentes fitoquímicos, sua composição pode variar de acordo com fatores que afetam a cultura, maturidade… “Mas entre eles destaca-se seu principal componente ativo: o timoquinona da família dos terpenos e terpenóides, aos quais são atribuídas propriedades antioxidantes”, detalha.

Este componente pode ser encontrado principalmente em sementes de cominho preto.

Ideias para aproveitar as propriedades do cominho preto

Por um lado, o óleo essencial obtido de suas sementes é utilizado em suplementos alimentares.

Embora seja famoso por seu uso como condimento na cozinha. “Seu sabor é único, ligeiramente amargo e picante, com toques que lembram pimenta.”

Aliás, Lezcano conta-nos que é muito utilizado na cozinha da Índia e do Médio Oriente, sendo utilizado em pratos como guisados, caril, saladas ou mesmo na preparação de pão, na Índia as suas sementes são polvilhadas no pão. naan .

Ao adicioná-lo às suas receitas, você pode viajar com seu paladar e descobrir novos sabores. A melhor maneira de fazer isso é pré-tratar e moer para liberar seus óleos essenciais e aroma.

Além disso, é um tempero que você pode aproveitar ao máximo se combinando-o com outras especiarias, como canela, açafrão, noz-moscada … , você pode adicionar diretamente!


–Continua após a publicidade–

Os usos medicinais do cominho preto

Ervas naturais são excelentes aliadas contra a ansiedade- FOTO:PIXABAY

Isso também pode lhe interessar: 3 ervas naturais que vão te ajudar a tratar a ansiedade

Ao longo dos séculos e em várias culturas, propriedades digestivas e curativas foram atribuídas ao cominho preto. “Não existem estudos científicos que comprovem o uso medicinal desta semente, mas é verdade que é uma fonte de propriedades que contribuem para melhorar a saúde ”, diz Juan Desmonts, farmacêutico e fundador da Dosfarma.

Essas sementes contêm “inúmeras vitaminas e minerais, ácidos graxos como ômega 3, 6 e 9, timoquinona ou esteróis que o tornam uma combinação perfeita de nutrientes para melhorar a saúde e o bem-estar.”

Mas se quisermos falar de usos medicinais, antes de consumi-lo, “teríamos que consultar o médico de família para fazer o uso adequado”, lembra o farmacêutico, que detalha algumas das suas propriedades medicinais.


–Continua após a publicidade–

Serve para remover metais pesados?

É cada vez mais comum o nosso organismo conter metais pesados ​​devido aos hábitos diários, não só de alimentação, mas também de consumo tecnológico, poluição, and so forth. “O mais importante é tentar reduzi-los através de alimentos que favoreçam o purificação do organismo . Neste caso, o cominho preto, graças aos seus nutrientes, ajuda a reduzir os metais pesados ​​no organismo”, diz Desmonts.

cuide da sua pele

O cominho preto ajuda a manter os níveis de colágeno, promovendo elasticidade e hidratação da pele. Geralmente é recomendado para o cuidado da pele sensível e, graças às suas propriedades anti-sépticas, promove a cicatrização da pele.

aliado do coração

O consumo common de cominho preto ajuda a manter os níveis de colesterol e pressão arterial mais baixa . Aliado a uma boa alimentação e exercícios físicos, seu consumo atuaria positivamente.

Siga-nos no Fb e Twitter para se manter informado com as novidades de hoje!

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.