A coluna de hoje conta a história de uma mulher apaixonada. Essa foi a primeira impressão que tive quando a conheci, em um evento sobre empreendedorismo feminino. A forma como ela falava sobre sua empresa, projetos sociais e a satisfação em melhorar a autoestima de outras mulheres me deixaram encantada.
Então, compartilho com vocês um pouco da trajetória de Paula Zavareze, 32 anos, moradora do bairro São João, aqui na Capital, e proprietária da Ecobotica Beleza Pure, empresa que desenvolve cosméticos de forma saudável, sem testes em animais e ainda tem um certificado mais importante, chamado Hallal. Confira!
Leia outras colunas de Cris Silva

Paula: pesquisa começou com zitsFoto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
SEJA PERFEITO
“Fui uma criança saudável e simples no inside do estado, ao lado dos meus avós. Ao mesmo tempo, tive uma infância cheia de exigências ao lado da minha mãe. Para ela, eu precisava ser perfeita, e isso incluía ser magra e meiga. A relação se resumia à comparação das filhas das amigas sendo tudo isso, e eu não. Estava fora do padrão que ela considera bonita. Aos cinco anos, fui levada ao salão para ter minha primeira loira Aos nove, ela acreditava que os antidepressivos eram a solução para eu comer menos. Aos 14, pílulas para emagrecer. Aos 16, aceitei que, para ser bonita, precisava seguir o padrão. E comecei alisar o cabelo e aprender a me maquiar para disfarçar meu nariz fora do padrão. Aos 21, fico loira e assumo essa identidade. Aos 24, faço minha primeira cirurgia plástica e depois mais duas em questão de 18 meses. Durante anos , eu segui um padrão de beleza e fui elogiada por isso, o que me confundiu muito se period quem eu queria ser ou o que me fez não pertencer e ser aceito.”
SEJA LIVRE
“Em 2014, minha mãe morreu, e a saudade do que nunca experimentamos se transformou em uma liberação no meu corpo. Com muita terapia, também entendi que as exigências e o comportamento da minha mãe eram para me proteger. Acho que ela queria que eu Eu period o que ela não podia ser, e que seguir um padrão de beleza me faria mais feliz. Em 2016, deixei meu emprego formal e fui morar em Florianópolis. Lá, comecei a viver um estilo de vida livre de pressão. coach para mulheres empreendedoras. Em 2020, com o uso de máscara, minha zits aumentou. Minha pele ficou ainda mais sensível e entendi que a zits hormonal não pode ser curada com medicamentos, mas que é possível controlá-la com hábitos saudáveis, que incluem cuidados com a pele de forma específica.”
ECO NASCEU
“A Ecobotica nasceu em 2020 para tentar resolver esse problema pessoal, mas que, na verdade, é o principal problema de várias mulheres brasileiras. Minha busca é levar em conta toda nossa cultura, clima, miscigenação, rotina e principalmente nossa beleza pure . As fórmulas são sustentáveis, livres de testes em animais, veganas, naturais. Hoje, tenho muito orgulho em dizer que a Ecobotica é pioneira – somos a primeira empresa de cosméticos naturais e veganos com certificação Halal.”
CERTIFICAÇÃO
“Ecobotica é uma marca 100% gaúcha e a primeira marca de cosméticos veganos e naturais com o selo Halal no Brasil. Essa certificação significa que nossos produtos são seguros para o consumo muçulmano. Atualmente, o Brasil tem 2 milhões de muçulmanos. Quando decidimos abraçar a pluralidade de mulheres , optamos pela certificação Halal para abraçar as mulheres brasileiras que muitas vezes não são vistas como brasileiras. Essa certificação avalia, além da produção de matérias-primas e cosméticos, o cuidado de todas as pessoas envolvidas no processo. precisa seguir valores essenciais que são a base da Ecobotica, como an ethical, a saúde, a excelência e o bem-estar de todos.”
DE AGORA EM DIANTE
“Hoje, o que me motiva é poder mostrar às brasileiras que é possível abraçar nossa beleza pure, que nos olhamos no espelho e nos satisfazemos sem ter que seguir um padrão. vida para amar e cuidar das pessoas, lição que Levo para a Ecobotica.”
no Instagram, em @ecoboticanaturalbeautytem mais detalhes sobre o trabalho de Paula.
MENSAGEM DE CRIS
“A melhor liberdade é quando você se livra do que te machuca.”