Da “Casa da Carne” ao Império Mundial da Proteína Animal

Divulgação de fotos

Com as iniciais de seu fundador, José Batista Sobrinho, a JBS iniciou suas operações em uma pequena planta capaz de processar cinco cabeças de gado por dia.

Poucas pessoas sabem o que significa o nome da empresa JBS. Para explicar a história, vamos começar por desmistificar o nome que leva as iniciais de seu criador José Batista Sobrinho e, surpreendentemente, iniciou sua produção de alimentos em 1953, sob o nome da Casa de Carnes Mineira, na cidade de Anápolisem Goiás. Em pouco tempo, porém, Zé Mineiro — apelido carinhoso de Batista — percebeu que as oportunidades de crescimento estavam surgindo na vizinhança.

Acredite, o maior produtor de carne bovina do mundo, considerado uma das maiores empresas de alimentos do mundo, começou tudo e uma pequena planta capaz de processar cinco cabeças de gado por diaa casa de carne mineira.

Com quase 70 anos de história, A JBS SA é uma multinacional de origem brasileira, reconhecida como uma das líderes mundiais na indústria de alimentos. Com sede na cidade de São Paulo, a Companhia está presente em mais de 20 países.

Início de um império da carne no mundo

Aproveitando o grande número de empreiteiras que se dirigiam a Brasília, no momento de sua criação, Zé Mineiro começou a estreitar laços com os responsáveis ​​pela construção da mais nova capital federal do país.

Ele period fornecendo carne para essas construtoras que o empresário conseguiu construir a base perfeita para iniciar seu processo de internacionalização – bastou um empurrãozinho para lançar o plano. Em 1968, ocorreu a aquisição do primeiro frigorífico de Planaltina (DF).

Começou então a evolução e, em 1970, o segundo frigorífico foi incorporado à Companhia, aumentando a capacidade para 500 cabeças de gado por dia. Segundo a empresa, até 2011, a JBS ampliou significativamente a atuação no setor de carne bovina no país. Por meio de aquisições e investimentos em unidades existentes, a empresa atingiu uma capacidade diária de abate de 5,8 mil cabeças.

Avançando no projeto de se tornar uma grande empresa do setor, a marca cresceu e, entre 2001 e 2006, o grupo agora opera 21 plantas no Brasil e cinco na Argentina e aumenta sua capacidade de abate para 19,9 mil cabeças por dia. Em 2005, a empresa adquiriu 100% do capital social da Swift-Armour, maior produtora e exportadora de carne bovina da Argentina.

Zé Mineiro, fundador do Friboi, com os filhos Joesley e Wesley (Foto: JBS/Divulgação)

IPO da JBS SA e entrada no mercado norte-americano

A JBS tornou-se a primeira do setor frigorífico a abrir seu capital em bolsa. A injeção de capital, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciou um processo de compra de ações dentro da empresa o que o tornou, em pouco tempo, dono de 13% da empresa. Foram pouco mais de um bilhão de reais colocados na empresa, o que possibilitou a grande compra da norte-americana Swift.

Nos dois anos seguintes, o BNDES ainda colocaria R$ 8,3 bilhões na empresa por meio da compra de ações, mesmo período em que a JBS expandiu seus negócios para a Austrália e o segmento de aves dos Estados Unidos.

JBS expande negócios no exterior e consolida liderança no setor de carnes

A Companhia adquire o Tasman Group na Austrália, Smithfield Beef, a divisão de carne bovina da Smithfield Meals nos EUA, e os confinamentos Cinco Rios, com capacidade para terminar 2 milhões de animais por anocontenções que deixaram de fazer parte do portfólio da empresa, após serem negociadas em uma iniciativa de desinvestimento em 2018.

A JBS (JBSS3) pode voltar a discutir sua listagem de ações nos EUA, mas sem as operações brasileiras. Vale lembrar que, em 2016, a empresa chegou a anunciar que a JBS Meals Worldwide NV entrou com um pedido de oferta pública inicial (IPO) na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

Como a empresa é de capital aberto, não há um único proprietário, pois é administrada por um Conselho. No entanto, aqueles que possuem o maior número de ações e, por isso, são conhecidos popularmente como os “donos da JBS”, são os irmãos Batista, Joesley Batista e Wesley Batista.

Mas, afinal, quantas unidades de confinamento a JBS tem no mundo?

Bem, de acordo com os dados divulgados pela empresa, ao todo, são cerca de 17 unidades de confinamento, que estão espalhadas pelo Brasil, EUA, Canadá e Austrália, países considerados os maiores produtores de carne bovina!

Cenário atual

Atualmente, a JBS possui mais de 400 unidades em todo o mundo, das quais mais de 230 estão diretamente relacionadas à produção de carnes e produtos de maior valor agregado e conveniência. A Companhia possui mais de 240 mil funcionários e capacidade para processar, por dia, mais de 75 mil bovinos, cerca de 14 milhões de aves, 115 mil suínos e 60 mil peças de couro.

Além disso, a JBS possui um portfólio diversificado de produtos, com dezenas de marcas reconhecidas no Brasil e no exterior, como Swift, Friboi, Seara, Maturatta, Plumrose, Pilgrim’s Pleasure, Simply Naked, Gold’nPlump, Gold Kist Farms, Pierce, 1855, Primo e Colméia. Essa variedade de produtos e presença em 15 países nos cinco continentes (entre plataformas de produção e escritórios) atendem cerca de 275.000 clientes em mais de 190 nações ao redor do mundo.

O pequeno açougue criado em Anápolis em 1953 deu início ao negócio de carnes.

Além da JBS, os donos da maior parte da empresa, Wesley e Joesley Batista, também fundaram a J&F Investimentos. A holding detém o controle não apenas da JBS, mas também da Vigor, Flora (empresa de higiene com marcas como Minuano), Eldorado Brasil (celulose e papel), Canal Rural e Banco Authentic.

A aquisição de todas as unidades foi pautada pela estratégia de se instalar em regiões de maior concentração de matéria-prima, visando flexibilidade operacional na produção, redução de custos de transporte de matéria-prima e produto last, bem como redução de riscos fitossanitários.

A localização estratégica das plantas é um dos fatores que colocam a JBS em posição de vantagem no mercado, apresentando uma estrutura produtiva com custos reduzidos e eficiência operacional.

Todo o conteúdo audiovisual do CompreRural é protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais, sua reprodução é permitida desde que citada a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.