Em Aparecida, esporte é sinônimo de qualidade de vida e títulos – Jornal Hora Further

Complexos esportivos em diferentes regiões da cidade oferecem atividades e treinamentos em diversas modalidades para crianças e adolescentes. Atletas de alto rendimento representam a cidade em competições nacionais e internacionais

Nos últimos anos, Aparecida de Goiânia tem se destacado no cenário esportivo estadual e nacional em diversas modalidades. A determinação dos atletas locais, incentivos públicos e estrutura de ponta colaboram para os bons resultados.

Aparecida de Goiânia, que antes period conhecida pelo futebol de várzea, hoje é referência em modalidades como futsal, taekwondo, vôlei e outras. A cidade também é destaque no basquete em cadeira de rodas e no futebol para amputados, garantindo a inclusão dos portadores de deficiência física que representam o município em competições regionais e nacionais.

“Aparecida de Goiânia colhe os frutos das sementes plantadas há alguns anos. Investimos desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, dando aos nossos atletas a oportunidade de representar a cidade em várias partes do Brasil e do mundo”, garante o prefeito Vilmar Mariano.

Ainda de acordo com o gestor, o investimento no esporte é elementary e reflete em diferentes áreas da gestão. “Quando uma criança pratica esportes regularmente, cria laços de convivência, aprende sobre resiliência, companheirismo e disciplina. O esporte também melhora a qualidade de vida, ajudando na prevenção de doenças e, sobretudo, contribuindo para a formação de cidadãos, sejam crianças ou adolescentes”, destaca.

Reconhecimento

No Estação Esporte-Cidadania, figuras renomadas da cena nacional do taekwondo de alto rendimento como Dângela Guimarães, Patrick Cardoso e Fernando Marensa inspiram crianças que sonham em seguir o mesmo caminho dos campeões de Aparecida.

Patrick, estudante de direito e atleta há dez anos, destaca a importância da infraestrutura oferecida pela Prefeitura de Aparecida. “A Estação Cidadania-Esporte agrega muito aos atletas de alto rendimento. É um grande benefício que todos os atletas têm aqui. Estamos aproveitando o espaço e trazendo muitos resultados para Aparecida de Goiânia”.

A estrutura de última geração colabora na formação dos atletas, mas Patrick lembra que dedicação é elementary. “É uma vida muito corrida: faço crossfit, vou para a faculdade de manhã e à tarde treino taekwondo todos os dias. Aos sábados faço treino físico”, explica sobre o seu dia a dia.

“O centro de treinamento é muito importante para que atletas de alto rendimento possam treinar para competir em alto nível, pontuando nos rankings nacional e internacional. A Estação Cidadania-Esporte é uma estrutura muito grande que agrega muito ao esporte”, ressalta Dângela Guimarães, que começou a praticar taekwondo aos seis anos e acumula títulos como Brasileiro juvenil, Pan-Americano, Sul-Americano e Aberto da Argentina, Chile e Espanha.

Ainda segundo Dângela, o grande sonho é conquistar uma vaga olímpica. “Estamos a caminho, competindo muito e pontuando nos rankings internacionais. Hoje sou o 29º na categoria e vou continuar em busca desse objetivo”, finaliza.

Bianca Lessa Guimarães, 11, começou a treinar há um ano. O “novato” é uma das revelações do esporte em Aparecida. “Taekwondo é minha coisa favorita e passo a maior parte do meu tempo fazendo isso”. A inspiração, segundo ela, é seu parceiro de treino mais velho. “Minha maior inspiração é a Dângela porque ela representa as mulheres, é faixa-preta e tem medalhas internacionais”, destaca a pequena atleta que conquistou a medalha de bronze em um Grand Slam.

Carmelita Alves é mãe dos pequenos Saullo e Karliene, que são alunos de iniciação esportiva. O casal de crianças começou a praticar esportes há alguns meses, mas os resultados, segundo a atendente da lanchonete, são surpreendentes. “Os meninos melhoraram muito. O comportamento com os pais em casa, o relacionamento com seus pares melhorou, eles estão mais seguros e mais fortes. Recomendo, sem dúvida, que as crianças pratiquem algum esporte”, diz orgulhosa.

Em 2021, a atleta de bicicross Maria Eduarda Dornelas, 16, foi vice-campeã do Pan-Americano MBX. A competição foi realizada em Lima, capital do Peru. Ela também é a campeã brasileira do BMX Racing 2021, na categoria feminina.

Em Aparecida de Goiânia, os atletas de BMX têm uma das melhores pistas do esporte no Brasil. Localizada no Parque da Criança, a pista recebe frequentemente competições nacionais e internacionais.

Além de complexos como Centro Olímpico e Estação Cidadania-Sporte e CEUs das Artes, os moradores de Aparecida de Goiânia também contam com espaços públicos para atividades físicas próximos de suas residências. Centenas de praças, em todas as regiões da cidade, contam com pista de caminhada, academia aberta, parquinho infantil e, em algumas, campo de futebol com grama sintética e iluminação.

Inclusão

Esportes paralímpicos como basquete em cadeira de rodas e futebol para amputados também são destaques em Aparecida.

Único time da região Centro-Oeste na 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, o Aparecidense acumula conquistas recentes e ainda empresta quatro atletas para a seleção brasileira, três no masculino e um no feminino. Em 2017, a equipe masculina foi campeã da 3ª divisão. Em novembro de 2018, a equipe ficou em terceiro lugar na 2ª divisão da modalidade, alcançando o acesso à elite nacional e, em dezembro do mesmo ano, foi vice-campeã goiana. Em 2019, ficou em sétimo lugar quando estreou entre os melhores do esporte no país e, em 2021, ficou em terceiro no campeonato nacional.

O time de futebol para amputados conquistou recentemente uma vaga para a Copa do Brasil e também disputará o Brasileirão da modalidade. Recentemente, foi vice-campeão da Copa Aparecida de Futebol para Amputados que foi realizada em Aparecida de Goiânia e contou com a participação de seis occasions de diferentes regiões brasileiras.

“Foi uma excelente competição para nós. [Aparecidense]. Essa competição, que é regional, garantiu nossa classificação para a Copa do Brasil. Agora, vamos nos preparar para a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Estamos de parabéns porque enfrentamos occasions da Série A”, comemorou o jogador Rogério Vidal.

Estação Esporte-Cidadania

Com equipamentos modernos, o Centro de Esporte-Cidadania, no Parque Trindade II, é a grande referência em infraestrutura esportiva em Aparecida de Goiânia. O complexo tem capacidade para atender 3.000 pessoas, entre atletas profissionais e amadores. São mais de 12 mil m², sendo 1,8 mil m² de área construída. A estrutura abriga uma academia poliesportiva com arquibancada, banheiros, vestiários, pista de atletismo, salas administrativas, depósito e sala de primeiros socorros.

“É uma estrutura completa para atletas de alto rendimento e também para iniciação esportiva. É um lugar especial e trabalhamos para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento. Com esse espaço, Aparecida tornou-se formadora de atletas em diversas modalidades, destaca o secretário do Esporte, Geferson Aragão.

No próximo semestre, segundo Semel, basquete, tênis de mesa e outros esportes olímpicos serão implantados na Estação Cidadania-Esporte.

Centro Olímpico

Localizado no Setor Conde dos Arcos, o Centro Olímpico Aparecida de Goiânia oferece atividades e treinamento esportivo em diversas modalidades, como natação, hidroginástica, funcional, zumba, futebol, capoeira, taekwondo, vôlei e outras. O complexo esportivo possui uma das poucas piscinas olímpicas do Estado de Goiás, outra semi-olímpica, campo de futebol com medidas oficiais, quadras poliesportivas, vestiários, campo society e outros equipamentos.

Inscrita em aulas de hidroginástica, Ilda Pereira começou a praticar atividade física após orientação médica. “Tive muita dor no braço, mas estou melhor”. Com a colega, Maria do Livramento, não foi diferente. “Desde que fui operado da coluna, o médico me deu”, conta a aluna do último ano. As atividades são oferecidas gratuitamente e as inscrições podem ser feitas durante todo o ano, dependendo da disponibilidade.

CEUs das Artes

Aparecida possui dois Centros Esportivos Unificados: Vera Cruz e Flamboyant. Ambos, em diferentes regiões da cidade, oferecem diversos esportes gratuitos para crianças, adolescentes e adultos. Durante toda a semana são realizados pilates, hidroginástica (idoso), aerobox, zumba, salto, dança e movimento, teatro, karatê, jiu-jitsu, funcional, futebol (infantil) balé (infantil) e outros.

“O esporte é uma ferramenta de inclusão social. Quem pratica esporte não tem tempo para pensar em coisas erradas. Grandes cientistas já provaram ao mundo que o esporte é um grande remédio para o corpo e a mente”, finaliza Gerfeson Aragão.

LINK COM CENAS E ENTREVISTAS ESTAÇÃO CIDADANIA ESPORTE – APARECIDA DE GOIÂNIA

https://1drv.ms/u/s!Aqn7f6SFrYScgaArtO-xnikHHHyI1A?e=Hkhq9s

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.