Empresárias criam espaço de beleza para mulheres negras




Carolina Pinto e Taynara Alves

Foto: Divulgação

Esta história começa quando duas empresárias afro, Carolina Pinto e Taynara Alves, decidiram abrir um salão de luxo especializado em fazer tranças e penteados afro com o objetivo de trazer diversidade ao mundo dos negócios, empreendedorismo e beleza.

Investiram R$ 120 mil e iniciaram o negócio em plena pandemia, em 2021.

“As mulheres negras têm direito a serviços de luxo pensados ​​para elas, com os melhores ambientes, tratamentos e produtos. Quis desmistificar a ideia de que o que se destina a esse público deve ser de baixa qualidade, ou pouco sofisticado. Tranças e penteados afro são sinônimos de respeito e luxo”, afirma Carolina Pinto.

Um mercado em constante crescimento

Segundo levantamento realizado no ano passado pela aceleradora PretaHub, a maioria (52%) dos empreendedores negros no país são mulheres com menos de 40 anos.

Pesquisa do GEM, International Entrepreneurship Monitor, com apoio do Sebrae, também aponta que 28% dos brancos abrem um negócio por necessidade versus 45% dos afro-empreendedores e que muitas vezes acabam vendo sua empresa não decolar por falta de experiência e treinamento em gestão.

Os empresários pensaram juntos sobre padronizar todos os processos do salão, para que pudessem oferecer um serviço de qualidade a todos os clientes. Eles tiveram a ideia de mostrar que esse é um nicho que deve ser valorizado, não só pelo contexto histórico, mas também por ser um mercado lucrativo que ainda pode ser muito explorado.

Quero normalizar o luxo na vida dos negros. Somos descendentes de reis e rainhas, o luxo está presente em nossas vidas desde o início do mundo. É hora de resgatarmos o espaço ao qual sempre pertencemos”, explica Taynara Alves.

O HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Conheça nossos projetos e entre em contato.

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.