Fotógrafo documenta águas húmidas: “Tem muita beleza”

No Dia Mundial da Fotografia, o projeto Pantanal+10 apresenta Águas do Pantanal. O início de uma nova fase que documentará a exuberância da água, a fauna e a flora, bem como os problemas causados ​​pela redução da área úmida do bioma.

Idealizada pelo fotógrafo documental José Medeiros, a proposta é comemorar o Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, apresentando a nova etapa do projeto.

Medeiros, documenta a região há 30 anos. “Há muitas belezas no pantanal, um jovem jaguar macho atravessando o rio Paraguai, o casal de Tuiuiús reconstruindo seu ninho em uma árvore queimada pelas queimadas. A natureza se molda, mas a vida no Pantanal depende da água”.

O projeto Pantanal +10 documenta as transformações do homem pantaneiro e do meio ambiente durante os anos de 2020 a 2030.

Nos dois primeiros anos, o destaque foram os incêndios de 2020 “uma das coisas mais tristes que fotografei, o silêncio da morte, um cenário de guerra”, lembra, destacando a importância da fotografia como ferramenta de registro e comunicação.

“Céu e Inferno em Terras Alagadas” será lançado em Cuiabá, na terça-feira, 14 de setembro, no Espaço Cultural do Goiabeiras Procuring. A exposição já foi apresentada em maio no 16º Competition América do Sul Pantanal, em Corumbá (MS), e na Galeria de Artes do Sesc de Poconé, no mês passado.

O livro Céu e inferno em terra alagadas e o documentário “Fogo e Fé” foram lançados no 11º Competition Internacional de Fotografia, em Tiradentes (MG).

Para mais informações sobre o projeto, acesse @acasadocentromt e @josemedeirosfotografo

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.