Geração Z está transformando o mercado de beleza, diz pesquisa

Foto: Reprodução/Freepik

Mercado transformado com pandemia e aumento do consumo da geração Z

Maquiagem não é mais prioridade de consumo dos jovens da geração Z. É o que diz o Magnificence Report, pesquisa organizada pela Kyra Media, empresa de conteúdo digital. De acordo com o documento, a preferência atual desse público é por produtos de cuidados com a pele, popularmente conhecidos como skincare.

Segundo a pesquisa, a pandemia transformou o consumo de produtos de beleza em todo o mundo. Sem poder sair de casa, a Geração Z priorizou o autocuidado à maquiagem: 32% dos entrevistados pela Kyra Media declararam que não usam mais maquiagem no dia a dia e 24% já usam mais de três produtos diariamente para cuidar de sua pele.

Dados do Google Traits, ferramenta que rastreia buscas em tempo actual, revelam que as buscas por ‘skincare’ aumentaram 400% entre julho de 2019 e julho de 2020.

Para a chefe de produtos da Use Orgânico, Jennefer Oliveira, os cuidados com a pele nunca foram tão populares. “As vendas de maquiagem caíram na pandemia, no geral, porque as pessoas não estavam saindo de casa. O consumo de itens rituais, como argilas e sabonetes, and so on., aumentou. Produtos que demandam mais tempo de quem os utiliza, como um spa em casa”.

TikTok


O principal aplicativo responsável pela divulgação desses produtos nas redes foi o TikTok. Dentro da microcomunidade skintok, os usuários compartilham dicas, receitas e produtos específicos da pele. Até o mês de agosto, a hashtag “skincare” já acumulava 100 bilhões de visualizações no app.

Produtoras de conteúdo como Marina Cristofani (@marinacristofani), Ana Kajita (@anakajita) e Camily Borba (@camilyborbaa) promovem rotinas diárias de cuidados com a pele e acumulam milhares de seguidores na plataforma.

Maquiagem

Com o retorno das atividades presenciais no closing de 2021, a maquiagem recuperou força, mas a preparação da pele tornou-se rotina para a maioria dos jovens. “Tanto antes como depois, skincare é essencial”, detalha Andy Rodrigues, maquiador e digital influencer. “Quanto melhor for a sua pele, melhor ficará a maquiagem, por isso é muito importante conhecer os produtos que ficam bem na sua pele. Maquiagem não faz milagres

Foto: Reproduzir/Unsplash

“Os cuidados com a pele agora fazem parte da rotina de maquiagem”, declara Andy

A profissional diz que é necessária uma consulta com um dermatologista para determinar o tipo de pele de cada indivíduo. “Sempre aconselho meus clientes que é sempre bom ter um dermatologista para chamar de seu. Com a ajuda de um dermatologista, ele poderá recomendar um produto splendid que funcione para você”, ressalta.

Segundo Andy, os produtos nacionais também estão se adaptando a essa nova onda de consumidores. “Quando comecei a aplicar maquiagem, há doze anos, o mercado nacional period quase inexistente. Agora, as pessoas estão querendo cuidar da pele.”

O mercado brasileiro já conta com centenas de marcas nacionais que se adaptam a essas mudanças. No mercado de beleza, linhas como Bruna Tavares, Niina Secrets and techniques e Make B trabalham com a infusão de ativos para a pele nos produtos.

Marcas correm contra o tempo para se adaptar às demandas imediatas da Geração Z, diz pesquisa
Foto: Reproduzir/Unsplash

Marcas correm contra o tempo para se adaptar às demandas imediatas da Geração Z, diz pesquisa

Os novos produtos da Eudora em parceria com a Niina Secrets and techniques, por exemplo, seguem essa tendência. O web site oficial da marca destaca que vários produtos da linha contêm óleo de rosas, vitaminas e até ácido hialurônico. Na marca Boticário, a base principal da linha Make B tem o ativo antienvelhecimento retinol, ácido hialurônico e FPS.

“Na hora de fazer compras, essa geração vê que não é mais só maquiagem, pois existem várias marcas de maquiagem. Eles se perguntam: ‘qual é o benefício para mim em usar essa marca?’. Eles têm sede de informação e isso vale também na hora de comprar”, conclui.

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.