Grupo Lusiaves é pioneiro no bem-estar animal

O Grupo Lusiaves é o primeiro grupo empresarial em Portugal 100% certificado em bem-estar animal na produção de frangos. É também a primeira a obter a Certificação Animal Welfair® da AENOR, em Portugal, no setor avícola. Esta certificação assegura ao consumidor que os animais que ostentam esta insígnia têm, ao longo do seu ciclo de vida, condições de bem-estar eticamente responsáveis.

Numa cerimónia que reuniu representantes e convidados do Grupo Lusiaves, a AENOR entregou às várias empresas do Grupo, nomeadamente Lusiaves e Campoaves, os certificados relativos à Certificação Welfair® Animal Welfare. Esta certificação aplica-se a toda a cadeia de valor do Grupo, incluindo a produção de frango orgânico Campoaves, frango Campoaves e frango Lusiaves. Isso representa seis granjas de frango orgânico Campoaves, 129 de frango Campoaves e 307 de frango Lusiaves, sendo algumas de propriedade das empresas produtoras do Grupo (Campovivo, Campoaberto, Lusicresce e Lusipintos) e outras de produtores parceiros do Grupo. Todas as fazendas estão cobertas por esta certificação.

Esta certificação reconhece as boas práticas já existentes no Grupo Lusiaves e consolida assim um conjunto de opções estratégicas que fazem parte da sua atividade. Para manter a certificação Welfair®, as unidades do Grupo Lusiaves estão sujeitas a auditorias anuais por parte do organismo de certificação. Melhoria contínua, autocontrole e rastreabilidade também são aspectos que são minuciosamente verificados pela certificação.

A utilização da marca de certificação Welfair® associada à rotulagem do produto remaining pressupõe que todas as organizações pertencentes à cadeia de abastecimento, desde as quintas, sejam certificadas. A Certificação Welfair® Animal Welfare assegura ao consumidor que os animais portadores deste emblema vivem, ao longo do seu ciclo de vida, em condições de bem-estar eticamente responsáveis, de acordo com os protocolos estabelecidos pelos projetos European Welfare High quality e AWIN. ® (Indicadores de Bem-Estar Animal).

Os projetos que estão na base desta certificação – Welfare High quality e AWIN® – desenvolveram sistemas de avaliação e controlo da qualidade do bem-estar animal nas explorações, nos espaços de cultivo, nos transportes e nos centros de transformação (Avisabor, Campoaves e Lusiaves). Esta avaliação e controlo permite conhecer o estado de bem-estar dos animais nas instalações e fazer melhorias contínuas de acordo com as necessidades.

Este processo de certificação é o único no mundo que se baseia inteiramente em protocolos científicos verificados de forma independente por um consórcio de cientistas da União Europeia.

As auditorias são baseadas na observação direta do animal, com a avaliação de quatro princípios de bem-estar animal: boa nutrição, bom alojamento, boa saúde e comportamento adequado.

AENOR, uma empresa international, com atividades em 90 países, mais de 80.000 centros de trabalho certificados em todo o mundo e mais de 160 acreditações e reconhecimentos, foi o primeiro organismo de certificação em bem-estar animal e que esteve na génese dos primeiros projetos-piloto desta esquema. Aprovado pelo Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentar, da Catalunha, e pelo NEIKER – Instituto Basco de Investigação e Desenvolvimento Agrário, é o principal organismo certificador a nível ibérico, apresentando os mais elevados padrões de rigor na avaliação do bem-estar animal.

Avelino Gaspar, Presidente do Grupo Lusiaves, sublinha que a obtenção desta certificação “é o reconhecimento de que, nos últimos anos, avançamos na direção certa, colocando o bem-estar animal no centro das nossas preocupações”. Por outro lado, é também “o resultado de um extenso e intenso trabalho por parte dos colaboradores desta organização e de grandes investimentos em equipamentos”. Ele diz que “melhoramos muitos procedimentos, aumentamos o número de equipes, intensificamos o treinamento dos funcionários”. Avelino Gaspar destaca ainda que o facto de o Grupo Lusiaves ter sido atribuído de uma só vez nove certificados para diferentes empresas é revelador da “nossa capacidade e qualidade do nosso trabalho e mostra que, com esta dimensão, somos pioneiros em apresentar condições únicas de bem-estar animal , em uma extensa cadeia de valor”.

O Grupo Lusiaves está entre os maiores grupos empresariais portugueses e é considerado, nacional e internacionalmente, uma referência no setor avícola e agroalimentar. Integrando mais de 30 empresas, adotou uma estratégia de verticalidade de negócios, o que a faz atuar em diversas áreas de atuação. Em permanente antecipação às tendências e necessidades dos consumidores, o Grupo Lusiaves esteve sempre focado na inovação tecnológica, de forma a garantir elevados padrões de qualidade, sustentabilidade e responsabilidade ecológica. Algumas de suas marcas, como Lusiaves e Campoaves, são líderes de mercado.

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.