Mercado de beleza e estética gera oportunidades para empreendedores

Foto: Publicidade/DINO

Uma pesquisa realizada pela Euromonitor Worldwide identificou o Brasil como o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Ao mesmo tempo, a pesquisa do World Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com 49 nações, mostrou que o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras.

A presença massiva de mulheres no empreendedorismo nacional, somada à força do setor de beleza e estética no país, contribuiu para a constituição de um cenário em que muitas mulheres decidem empreender no setor de beleza. No Brasil, 70% das empreendedoras estão concentradas nas áreas de moda, beleza, alimentação fora de casa, serviços e estética, segundo a Rede Mulher Empreendedora.

Julia Cecilia, CEO da MicroLash Academy, empresa especializada em Micropigmentação & Cílios, avalia o cenário atual do setor de estética no Brasil como um dos que mais avançou nos últimos anos, sendo uma ótima opção para quem pensa em começar um negócio. “Esse mercado já é um dos maiores do mundo, e mesmo a pandemia não conseguiu afetar a forte expansão dos últimos anos. O setor de estética e beleza movimenta bilhões de reais em seus diversos subsegmentos, gerando emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões do país. De acordo com várias pesquisas, a indústria da beleza cresceu quase 6% no ano passado e espera-se que proceed a crescer vigorosamente nos próximos anos.”

Durante as fases críticas da pandemia, iniciada em 2020, as mulheres recorreram ao empreendedorismo como alternativa de renda, enquanto, junto a esse movimento de empreendedoras, houve crescimento no segmento de beleza no mesmo período.

Com o avanço do segmento, a busca por cursos que possibilitem a oferta de serviços por quem deseja iniciar na área é observada pelo CEO da MicroLash, que também trata de cursos profissionalizantes e de extensão universitária aprovados pelo MEC. O especialista destaca que “para conseguir uma boa colocação no mercado de estética em nosso país, é importante buscar qualificações que possam agregar valor à sua profissão. Os profissionais da área precisam ter uma excelente qualificação, para que possam desempenhar sua função corretamente, até porque os procedimentos afetam diretamente a imagem pessoal das pessoas, pois lidamos com sua autoestima”.

Julia ainda acrescenta que essa formação profissional é mais uma grande oportunidade para quem busca se destacar e se especializar na área com o diferencial de conquistar um Certificado de Extensão Universitária reconhecido pelo Ministério da Educação.

Observando que, atualmente, as mulheres ocupam a linha de frente dos empreendimentos no mercado de beleza e estética, Julia acredita que a formação na área traz e continuará trazendo mudanças significativas para muitas pessoas. “A formação é uma etapa essencial para todos que desejam seguir qualquer uma das carreiras que o mercado oferece, sendo necessário que o profissional tenha uma carreira abrangente, capaz de transitar entre os diversos procedimentos, produtos e protocolos, capaz de otimizar resultados. e os investimentos realizados”, conclui.

Mais informações disponíveis no Instagram @microlash.academy

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.