Meritixell Escarra fala-nos do conceito da loja de beleza do futuro: sustentável e ativista (e já existe em Portugal)

Aqui está a nova aventura A loja do corpoa conhecida marca de beleza abertamente ativista, que abriu mais uma loja com o novo conceito sustentável e ativista em Lisboa, no Centro Comercial Vasco da Gama.

O conceito da nova loja OFICINA, uma experiência de ativismo que estimula as pessoas a explorar produtos e descobrir como, juntos, é possível lutar por um mundo mais justo e belo. Esta loja é um espaço onde os clientes podem explorar, descobrir e inspirar-se nos produtos icónicos e no propósito ético da marca. Com este novo conceito, a The Physique Store regressa às suas raízes, assumindo-se como uma visionária, ecológica e ativista. A loja está equipada com materiais sustentáveis, feitos de madeira recuperada e plásticos reciclados para ajudar a minimizar a sua pegada ecológica. Um exemplo é a bancada de móveis de maquiagem feita com materials 100% reciclado, proveniente de resíduos.

Para explicar melhor esse tipo de conceito, conversamos Meritixell Escarra, Diretor de Advertising Iberia da The Physique Store.

  • O que você acha que justifica a longevidade e sucesso mundial, e particularmente em Portugal, da The Physique Store?

Nossa história começou em Brighton, Inglaterra, em 1976. Tudo começou com nossa fundadora Anita Roddick e sua ideia revolucionária de que os negócios podem ter um impacto positivo na sociedade e no planeta. Mantemos sua visão por mais de 45 anos, durante os quais nos dedicamos a quebrar as regras, ser honestos e criar mudanças.

Os valores e princípios sobre os quais a The Physique Store foi criada são tão sólidos que, mesmo após 45 anos, nosso modelo está mais na moda do que nunca. Desde o início, a The Physique Store está comprometida com cosméticos livres de crueldade, vegetarianos, sustentáveis, de comércio justo, baseados na comunidade e, o mais importante, verdadeiramente ativistas.

Isto fez com que em todo o mundo e em Portugal, em explicit, tenhamos conseguido manter uma presença sólida e madura, sem perder a frescura ou a vontade de enfrentar novos desafios.

  • A sustentabilidade é um dos fundamentos da filosofia da Physique Store, que em muitos aspectos foi pioneira entre outras. Que desafios ainda há para enfrentar?

A The Physique Store sempre foi uma marca que defendeu negócios éticos e sustentáveis. Aliás, lançamos os postos Refill nos anos 90, mas estávamos adiantados, o mundo não estava preparado para o conceito Refill naquela época…. Felizmente, agora a revolução do Refill ganhou força e os clientes estão muito mais conscientes e mais comprometidos em encontrar alternativas mais sustentáveis ​​para seus rituais de beleza e vida em geral.

Por outro lado, continuaremos a ter produtos sem opção de refil e nosso compromisso de sustentabilidade permanece para reduzir nosso impacto negativo no planeta. É por isso que revisamos constantemente as embalagens de nossos produtos, usando materiais 100% recicláveis ​​e reciclados, para atingir nossas metas de sustentabilidade de longo prazo. É assim que trabalhamos para desenvolver nossas embalagens zero resíduos.

Nós nos concentramos em usar o mínimo de plástico virgem possível, usando mais plástico reciclado e plástico à base de plantas (em vez de à base de petróleo) e ajudando pessoas em todo o mundo a reutilizar, reaproveitar e reciclar. Nossa nova embalagem é feita de plástico 100% reciclado, incluindo plástico reciclado da Comunidade Fairtrade coletado nas ruas de Bangaluru, Índia.

Em 2019, lançamos nosso programa de plásticos reciclados com uma Parceria da Comunidade Fairtrade em colaboração com a Plastics For Change. Nosso plástico vem da coleta de resíduos não tratados por catadores marginalizados na Índia. Oferecemos a eles um preço justo, renda estável e melhores condições de trabalho em um setor volátil e altamente discriminado, onde predomina uma economia paralela.

  • Com a pandemia, houve um aumento nas compras on-line. Você acha que essa será uma tendência crescente ou o espaço físico sempre será importante na relação do consumidor com a marca?

Sem dúvida, a pandemia significou uma revolução nas vendas on-line, atingindo valores nunca antes vistos, mas passada esta situação excecional, temos a certeza que somos uma marca omnichannel e ambos os canais devem coexistir, oferecendo aos consumidores o melhor de cada um.

No nosso caso, as experiências que os clientes podem viver nas nossas lojas são únicas. Tudo isso graças aos nossos colegas de loja que são especialistas em contar as histórias por trás de cada produto e fornecer demonstrações especializadas dos diferentes tipos de produtos. Esta experiência é muito difícil de conseguir na loja on-line, mas aqui o que o cliente procura é a comodidade de poder receber os produtos em casa e é isso que oferecemos. O importante é deixar claro que ambos são canais complementares.

  • Não é apenas em termos de produtos, mas no design das lojas que a questão ambiental se reflete. Pode falar-nos um pouco sobre a nova loja do Centro Vasco da Gama e porque faz a diferença?

As novas lojas Workshop têm um espírito ativista que estimula as pessoas a explorar os produtos e descobrir como, juntos, podemos lutar por um mundo mais justo e bonito. Com este novo conceito, a The Physique Store volta às suas raízes, consolidando-se como uma empresa visionária, ecológica e ativista. A loja está equipada com materiais sustentáveis, feitos com madeira recuperada e plásticos reciclados para ajudar a minimizar a sua pegada ecológica. Alguns exemplos são a fachada metálica construída em alumínio, que requer menos consumo de energia do que outros materiais e é infinitamente reciclável.

Os balcões são feitos de materiais 100% reciclados, com um conglomerado de plástico chamado EKOPLY.

  • A colaboração que a The Physique Store desenvolveu com a Escola de Design de Lisboa foi inovadora. Por que é importante que a marca tenha esse tipo de conexão native?

Este novo conceito de loja pretende integrar ao máximo cada loja da sua cidade e, desta forma, torná-la única. No caso da loja Vasco da Gama, vimos uma grande oportunidade com a Escola de Design de Lisboa, pois é uma escola muito próxima da loja, promovendo assim o desenvolvimento e visibilidade do talento dos jovens locais com este concurso e fazendo com que se sintam envolvidos e conheçam os valores da The Physique Store. Sem dúvida, é uma colaboração perfeita para ambas as partes e temos certeza de que será apenas a primeira de muitas.

  • Como tem sido a adesão aos postos de carregamento que a marca quer alargar a todas as lojas?

A The Physique Store sempre foi uma marca que defendeu negócios éticos e sustentáveis. Aliás, lançamos os postos Refill nos anos 90, mas estávamos adiantados, o mundo não estava preparado para o conceito Refill naquela época…. Felizmente, agora a revolução do Refill ganhou força e os clientes estão muito mais conscientes e mais comprometidos em encontrar alternativas mais sustentáveis ​​para seus rituais de beleza e vida em geral.

Estamos muito felizes com a aceitação pelos clientes, já temos mais de 10.000 clientes usando o Refill como uma alternativa mais sustentável. O suggestions dos consumidores (e das nossas equipes de loja) tem sido muito positivo.


Raquel Marques, aluna do curso de Design Gráfico da Escola de Design de Lisboa.

A The Physique Store assume a missão de tornar o Reabastecer tornar-se algo pure e recorrente. A nova loja do CC Vasco da Gama tem um posto de Refil, onde pode comprar frascos de alumínio reutilizáveis ​​de 300ml e enchê-los com qualquer um dos géis de duche, champôs, amaciadores e gel de mãos disponíveis no posto. possível usar a mesma garrafa mais vezes.

Relativamente à reabertura desta loja, em parceria com a Escola de Design de Lisboafoi realizado um concurso com os alunos da escola, com o objetivo de criar um Projeto produto exclusivo relacionado com a sustentabilidade, para o posto de reabastecimento da loja CC Vasco da Gama. Como Projeto Para o vencedor foi criada uma garrafa de alumínio de edição especial, que está disponível na estação de Recargas, bem como um saco de pano reutilizável.

O vencedor, Raquel MarquesCriou um Projeto inspirado nos conceitos de Sustentabilidade, Reduzir, reuso e Reciclar. A jovem se inspirou nas cores de seu produto favorito da The Physique Store: Satsuma’s Physique Butter. Raquel tem 23 anos e nasceu em Coimbra, onde estudou Comunicação e Design Multimédia. Atualmente, frequenta o curso de Design Gráfico na Lisbon College of Design.

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.