A Superintendência Federal de Agricultura, por meio do Programa Nacional de Sanidade Avícola, a Secretaria de Agricultura, por meio do Programa Estadual de Sanidade Avícola, e a Asgav receberam, nesta terça-feira (02), os auditores da APHIS (Revisão de Informações do Estado de Sanidade Animal). ), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Na ocasião, a missão do governo norte-americano veio avaliar o serviço de defesa sanitária no Rio Grande do Sul, ocasião em que se reuniu na sede da SFA-RS para conhecer as atividades na área de defesa sanitária animal e, em seguida, foi à Secretaria de Agricultura – PESA (Programa Estadual de Sanidade Avícola), onde se reuniram e tiraram algumas dúvidas sobre o sistema e a estrutura do Programa Estadual de Sanidade Avícola.
Outra atividade da missão foi conhecer a estrutura da entidade regional que representa a avicultura do estado, a Asgav, cuja apresentação ficou a cargo do presidente executivo da OARS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos.
“Tivemos a oportunidade de apresentar nossa Organização, sistema de gestão e comunicação, nosso quadro de associados, alguns
projetos, nossa participação na FUNDESA e nossa interatividade com o serviço oficial”, informou o presidente executivo da Asgav. José Eduardo dos Santos.Em uma análise inicial dos participantes deste encontro, constatou-se que os auditores americanos gostaram das informações e estrutura dos Órgãos oficiais e de defesa da saúde do estado do Rio Grande do Sul e também elogiaram muito a estrutura e atuação da Asgav.
A missão permanece no Rio Grande do Sul até esta quinta-feira (04), visitando alguns estabelecimentos avícolas seguindo todos os critérios de prevenção sanitária.
Participaram desta etapa inicial da missão o secretário de Estado Adjunto da SEAPDR, Rodrigo Rizzo, o superintendente interino do Mapa/RS, Dr. Ricardo Cunha, o coordenador do Programa Estadual de Sanidade Avícola, Dr. a auditora fiscal e coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola do Rio Grande do Sul, Dra. Tais Barnasque, a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, Dra. Rosane Colares e demais representantes dos órgãos oficiais do Mapa e do Governo do Estado .
Fonte: Ascom