Missão de Saúde dos Estados Unidos conhece programas de saúde animal desenvolvidos no Rio Grande do Sul – O Presente Rural

A Superintendência Federal de Agricultura, por meio do Programa Nacional de Sanidade Avícola, a Secretaria de Agricultura, por meio do Programa Estadual de Sanidade Avícola, e a Asgav receberam, nesta terça-feira (02), os auditores da APHIS (Revisão de Informações do Estado de Sanidade Animal). ), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Na ocasião, a missão do governo norte-americano veio avaliar o serviço de defesa sanitária no Rio Grande do Sul, ocasião em que se reuniu na sede da SFA-RS para conhecer as atividades na área de defesa sanitária animal e, em seguida, foi à Secretaria de Agricultura – PESA (Programa Estadual de Sanidade Avícola), onde se reuniram e tiraram algumas dúvidas sobre o sistema e a estrutura do Programa Estadual de Sanidade Avícola.

Outra atividade da missão foi conhecer a estrutura da entidade regional que representa a avicultura do estado, a Asgav, cuja apresentação ficou a cargo do presidente executivo da OARS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos.

“Tivemos a oportunidade de apresentar nossa Organização, sistema de gestão e comunicação, nosso quadro de associados, alguns projetos, nossa participação na FUNDESA e nossa interatividade com o serviço oficial”, informou o presidente executivo da Asgav. José Eduardo dos Santos.

Em uma análise inicial dos participantes deste encontro, constatou-se que os auditores americanos gostaram das informações e estrutura dos Órgãos oficiais e de defesa da saúde do estado do Rio Grande do Sul e também elogiaram muito a estrutura e atuação da Asgav.

A missão permanece no Rio Grande do Sul até esta quinta-feira (04), visitando alguns estabelecimentos avícolas seguindo todos os critérios de prevenção sanitária.

Participaram desta etapa inicial da missão o secretário de Estado Adjunto da SEAPDR, Rodrigo Rizzo, o superintendente interino do Mapa/RS, Dr. Ricardo Cunha, o coordenador do Programa Estadual de Sanidade Avícola, Dr. a auditora fiscal e coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola do Rio Grande do Sul, Dra. Tais Barnasque, a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, Dra. Rosane Colares e demais representantes dos órgãos oficiais do Mapa e do Governo do Estado .

Fonte: Ascom

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.