Especialistas desmistificam dúvidas sobre lavar o rosto pela manhã (Foto: Getty Pictures)
Isso provavelmente não foi um problema para muitas pessoas. Acordar e limpar o rosto já está tão arraigado na rotina matinal de algumas pessoas quanto escovar os dentes. Mas então, há alguns meses, a semente da dúvida foi plantada: em um vídeo do TikTok, visto por mais de 3,3 milhões de pessoas, a esteticista americana @nicolecarolineskin declarou: “Não lave o rosto pela manhã. A menos que você tenha pimples, por favor, pare de fazê-lo. Obrigado.” Foi o suficiente para criar o caos nos comentários. Em um segundo vídeo, respondendo ao extenso debate que sua postagem viral provocou, ela disse que “limpar demais take away a barreira pure da pele, rompe o manto hidrolipídico e irrita o microbioma.” . E acrescentou: “Se você limpeza dupla adequadamente à noite, você pode simplesmente enxaguar de manhã com água fria. ”
Enquanto ela também critica o excesso de limpeza, a médica britânica Anita Sturnham diz que lavar o rosto pela manhã é essential para uma pele saudável. “Isso take away resíduos de produtos, excesso de oleosidade e outras impurezas que se acumulam durante a noite”, explica o especialista. Além disso, ela lembra que, com a pele limpa, os produtos diurnos penetram mais profundamente e agem com mais eficácia. O especialista diz que manter a barreira pure da pele saudável é de fato importante para a hidratação, e que um bom limpador vai ajudar mais do que atrapalhar.
Segundo Anita, é a limpeza incorreta que causa danos. “O problema vem com as pessoas que lavam demais, esfregam, exageram com escovas faciais e usam esfoliantes ou cosméticos agressivos”, diz ela. “É esse excesso que pode retirar a camada protetora da pele, causando vermelhidão, ressecamento e sensibilidade.” Nesse sentido, ela aconselha investir em um limpador leve para uso matinal, idealmente com ingredientes que preservem a barreira da pele. Sturnham também recomenda evitar produtos de limpeza ricos em sulfatos, que podem ressecar, e procurar hidratantes com ingredientes como água de rosas, aloe vera e extratos de algas marinhas. Enquanto seu limpador noturno precisa ser poderoso o suficiente para remover maquiagem, protetor photo voltaic e muito mais, seu limpador matinal é mais atualizar.
A opinião é partilhada pela dermatologista Emma Craythorne, acrescentando que é importante escolher os produtos de acordo com o seu tipo de pele. “Para alguns pacientes, gosto de recomendar sabonetes em barra; para pessoas propensas a pimples, eu gosto de produtos de limpeza com ácido salicílico; e rostos secos devem usar produtos em creme com glicerina, ceramidas ou ácido hialurônico. O objetivo é conhecer sua pele e depois encontrar o limpador certo e ficar com ela”, explica ela. O médico é a favor de cuidados simples. “A rotina tem que ser aquela que deixa a pele feliz, saudável e hidratada. E isso é tudo.”