Nós realmente precisamos limpar nosso rosto pela manhã? Dermatologistas explicam – Vogue

Especialistas desmistificam dúvidas sobre lavar o rosto pela manhã (Foto: Getty Pictures)

Isso provavelmente não foi um problema para muitas pessoas. Acordar e limpar o rosto já está tão arraigado na rotina matinal de algumas pessoas quanto escovar os dentes. Mas então, há alguns meses, a semente da dúvida foi plantada: em um vídeo do TikTok, visto por mais de 3,3 milhões de pessoas, a esteticista americana @nicolecarolineskin declarou: “Não lave o rosto pela manhã. A menos que você tenha pimples, por favor, pare de fazê-lo. Obrigado.” Foi o suficiente para criar o caos nos comentários. Em um segundo vídeo, respondendo ao extenso debate que sua postagem viral provocou, ela disse que “limpar demais take away a barreira pure da pele, rompe o manto hidrolipídico e irrita o microbioma.” . E acrescentou: “Se você limpeza dupla adequadamente à noite, você pode simplesmente enxaguar de manhã com água fria. ”

Enquanto ela também critica o excesso de limpeza, a médica britânica Anita Sturnham diz que lavar o rosto pela manhã é essential para uma pele saudável. “Isso take away resíduos de produtos, excesso de oleosidade e outras impurezas que se acumulam durante a noite”, explica o especialista. Além disso, ela lembra que, com a pele limpa, os produtos diurnos penetram mais profundamente e agem com mais eficácia. O especialista diz que manter a barreira pure da pele saudável é de fato importante para a hidratação, e que um bom limpador vai ajudar mais do que atrapalhar.

Segundo Anita, é a limpeza incorreta que causa danos. “O problema vem com as pessoas que lavam demais, esfregam, exageram com escovas faciais e usam esfoliantes ou cosméticos agressivos”, diz ela. “É esse excesso que pode retirar a camada protetora da pele, causando vermelhidão, ressecamento e sensibilidade.” Nesse sentido, ela aconselha investir em um limpador leve para uso matinal, idealmente com ingredientes que preservem a barreira da pele. Sturnham também recomenda evitar produtos de limpeza ricos em sulfatos, que podem ressecar, e procurar hidratantes com ingredientes como água de rosas, aloe vera e extratos de algas marinhas. Enquanto seu limpador noturno precisa ser poderoso o suficiente para remover maquiagem, protetor photo voltaic e muito mais, seu limpador matinal é mais atualizar.

A opinião é partilhada pela dermatologista Emma Craythorne, acrescentando que é importante escolher os produtos de acordo com o seu tipo de pele. “Para alguns pacientes, gosto de recomendar sabonetes em barra; para pessoas propensas a pimples, eu gosto de produtos de limpeza com ácido salicílico; e rostos secos devem usar produtos em creme com glicerina, ceramidas ou ácido hialurônico. O objetivo é conhecer sua pele e depois encontrar o limpador certo e ficar com ela”, explica ela. O médico é a favor de cuidados simples. “A rotina tem que ser aquela que deixa a pele feliz, saudável e hidratada. E isso é tudo.”

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.