O que é verdadeiro e o que é falso nas rotinas de cuidados com a pele em casa?

Foto: Reprodução/Freepik

Limão para clarear a pele, pepino para os olhos, esses truques funcionam?

Skincare é o nome dado à rotina de cuidados com a pele. Com o aumento da popularidade, os hábitos se tornaram mais complexos – e também mais caros. Por isso, o tratamento domiciliar tornou-se uma forma acessível, principalmente através do uso de ingredientes comuns do dia a dia. Mas tome cuidado com receitas famosas na web, pois muitas vezes podem ser prejudiciais.

Junte-se ao canal iG Delas Telegram e fique por dentro de todas as novidades sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Segundo Mônica Azulay, coordenadora do curso de pós-graduação em dermatologia cosmética do IDPRD da Santa Casa, essas rotinas podem acabar gerando complicações.

— De um modo geral, esses assuntos domésticos são até perigosos. Quando você pergunta se o limão clareia a pele, é exatamente o contrário, principalmente se aplicado à luz do dia, pode causar queimaduras solares, queimaduras e manchas na pele. Portanto, evite esses tratamentos caseiros. Hoje em dia, com tanto conhecimento sobre cuidados com a pele, nem se justifica mais – disse a dermatologista.

Acompanhe também o perfil geral do Portal iG.

Segundo especialistas, existem receitas usadas para a beleza que são inofensivas. A GLOBO separou alguns dos métodos mais comuns usados ​​pelas pessoas e ouviu a esteticista Rayanne Massanni para descobrir o que é mito e o que é verdade.

Usar borra de café no rosto clareia a pele?

Mito.
Usar borra de café pode até esfoliar a pele, mas o problema são os movimentos ásperos. Grânulos muito grandes podem causar microfissuras, infecções e até hipercromias, que são aquelas famosas “manchas” na pele.

Usar chá de camomila para clarear as olheiras funciona?

Verdade.
Fazer compressas frias de chá de camomila pode trazer benefícios para quem tem olheiras. Existem dois fatores primários que podem causar olheiras: vasculares e pigmentares. O uso de compressas frias de camomila pode ajudar nas olheiras vasculares, pois irá gerar vasoconstrição, que é a diminuição do tamanho dos vasos. Além disso, a camomila também possui ação antioxidante.

Colocar fatias de pepino nos olhos ajuda a suavizar as bolsas sob os olhos?

Verdade.
O uso de pepino gelado na área dos olhos também causa vasoconstrição, melhorando assim as olheiras. O pepino também tem outros benefícios. 90% dele é água, além de ser rico em ácido fólico, vitamina C e flavonóides.

Comer alimentos de laranja ajuda a acelerar o bronzeado, proteger a pele e colaborar para que o efeito dure mais?

Verdade.
As cenouras são ricas em betacaroteno e, brand após a digestão, os pigmentos são incorporados. Essa substância está ligada à produção de melanina e influencia na cor ou tom do bronzeado. Manter uma dieta rica em alimentos laranja (mamão, abóbora, laranja…) durante o verão prolonga o efeito da exposição photo voltaic.

O uso de água de arroz ajuda no tratamento da vermelhidão do sol?

Verdade.
A água de arroz é rica em compostos hidratantes e antioxidantes, mas não substitui um pós-sol industrializado.

Esfoliar a pele com sal grosso elimina as células mortas

Mito.
Os grânulos são muito grandes e irregulares. O risco de lesão, inflamação e infecção é muito alto nesse cenário.

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.