Polêmica com a águia do Benfica. Animal Protection Affiliation prefere um mascote humano
A PETA quer levar as aves para um santuário. Em troca, propõe a Rui Costa que use pessoas disfarçadas de águias.
A águia é o símbolo do SLB.
A PETA – Individuals for the Moral Remedy of Animals, organização não governamental (ONG) norte-americana de defesa dos animais fundada em 1980, que conta com mais de nove milhões de membros e simpatizantes em todo o mundo, pediu ao Sport Lisboa Benfica que deixasse de usar águias em momentos antes dos jogos no Estádio da Luz.
Atenta a qualquer questão relacionada com os animais de todo o mundo, a ONG liderada por Dan Mathews propôs uma troca ao Benfica: se o clube vermelho concordar em colocar as aves num santuário, a PETA cobrirá os custos e as substituirá por uma “fabulosa águia”. traje que com certeza será um sucesso entre os torcedores do clube.”
No Twitter, a PETA publicou uma mensagem, identificando o Benfica, dizendo que o lugar das águias não é nos eventos desportivos. Uma sugestão criticada por vários torcedores do clube vermelho.
Se você concordar em remover os pássaros para um santuário, cobriremos os custos e os substituiremos por uma fabulosa fantasia de mascote de águia que certamente será um sucesso @SLBenfica fãs ⚽️ o que você diz, @SLBenfica? pic.twitter.com/AmYFHuhx5T
— PETA Reino Unido (@PETAUK) 27 de julho de 2022
“Senhor. [Rui] Costa, escrevo em nome da PETA UK (…) pedindo-lhe para libertar Vitória, Gloriosa e quaisquer outras águias utilizadas no Estádio da Luz e substituí-las por mascotes humanas”, lê-se na carta enviada por Mimi Bekhechi, vice-presidente da PETA no Reino Unido, Europa e Austrália.
E continua: “um estádio cheio de adeptos barulhentos não é lugar para animais – e quem é levado a eventos deste tipo muitas vezes tenta fugir, como aconteceu no Estádio da Luz há alguns anos. Nessas condições, as aves ficam facilmente assustadas, desorientadas e em pânico – colocando-as (e a outros) em risco.”
Na carta, a PETA diz ter registros de incidentes envolvendo pássaros usados como mascotes do estádio, incluindo uma coruja que morreu após ser atingida por uma bola e água que colidiu com paredes ou janelas de vidro, além de um falcão que pousou na cabeça de um adepto, ferindo-o.
A carta termina pedindo a Rui Costa que se junte a outros clubes que já demonstraram compaixão e que se comprometeram a não usar animais vivos como animais de estimação.
Em 2019, o voo routine da águia do Vitória, que sobrevoa o inside do estádio da Luz antes dos jogos em casa do clube, carregando fitas com as cores do clube, não correu como esperado no jogo Benfica-Frankfurt: a ave não pousou no poleiro e saiu do estádio – mas já foi recuperado.
Percorra a galeria para ver as águias utilizadas pelo clube da Luz antes dos jogos.
ver galeria
“>
A águia é o símbolo do Benfica.