Já virou tradição. No jogo do Vasco em São Januário ou Maracanã, é comum se deparar com um torcedor mascarado do Batman nas arquibancadas. O adereço é uma homenagem ao goleiro Thiago Rodrigues, que caiu a favor da torcida e trabalha com face defend. Porém, o que poucos sabem é que a relação do clube com o “Bat Man” não é apenas um gancho momentâneo e atual. Vem de anos atrás, mais precisamente dos anos 50.
Em março de 1953, foi lançado no Brasil o primeiro número da revista Batman, e em sua contracapa, para surpresa de muitos, havia uma foto do elenco do Vasco de 1952 — popularmente conhecido como Expresso da Vitória —, vestido listras do título carioca do ano anterior.
A imagem foi uma homenagem à extinta editora Brasil-América Ltda (EBAL), que detinha os direitos da edição brasileira dos heróis da DC Comics e que tinha seu parque gráfico bem em frente ao estádio de São Januário. As informações e imagens foram divulgadas pelo perfil do Instagram “Memória Vascaína”, do historiador Cruz-Maltino Henrique Hübner.
“Comprei esta revista quando ainda estava na faculdade. Um vendedor de revistas antigas exibiu uma dúzia de revistas lá. Comprei porque period o Batman e, quando fui ver, havia uma foto do Expresso da Vitória na contracapa . 1986. Tenho a revista há cerca de 28 anos”, revelou Hübner a UOL Esporte.
O jogo de “banda de botas” que ilustra a foto foi realizado em 21 de janeiro de 1953, na vitória por 1 a 0 sobre o Olaria, com gol de Sabará, que coroou o esperado bicampeonato do Cruz-Maltino carioca .
Contracapa da 1ª revista do Batman no Brasil tem foto do time Vasco campeão carioca de 1952
Imagem: Reprodução / EBAL / @memoriavascaina
Os prédios que serviram de sede e parque gráfico da EBAL ainda existem e estão localizados bem em frente à megaloja de São Januário, na rua Basic Almério de Moura.
Os imóveis já foram oferecidos aos antigos conselhos de administração do Vasco, mas aparentemente eles têm muitas dívidas de IPTU. A empresa fechou suas portas na década de 1990.
Thiago aprova o apelido de Batman; máscaras fizeram sucesso

O protetor facial de Thiago Rodrigues fez o goleiro ganhar o apelido de Batman; fãs usam máscara de herói
Imagem: Daniel Ramalho / Vasco
Um dos grandes destaques do Vasco na temporada, Thiago Rodrigues virou queridinho da torcida. E suas boas atuações aliadas à peculiaridade de seu protetor facial – usado por conta de uma lesão facial – impulsionaram o apelido de Batman.
Atualmente, nos jogos de São Januário e Maracanã, as máscaras de super-heróis alegram os ambulantes, que têm o cuidado de colocar uma cruz de Malta para identificar o adereço com o do “Batman da Colina”.
Em fevereiro, em entrevista UOL Esporte, Thiago Rodrigues já sentia que o apelido estava pegando e que, em breve, as máscaras fariam sucesso com os torcedores, principalmente o público jovem, um dos mais apaixonados pelo goleiro.

Torcedor do Vasco, “Batman da Torcida” faz homenagem ao goleiro Thiago Rodrigues em jogos
Imagem: Reprodução/Instagram (@batmandatorcida)
“É engraçado [o apelido de Batman]. Aqui no Rio a torcida tem essa particularidade. Tem essa questão muito cultural de criar músicas, personagens também… As pessoas ficam falando para o Vasco fazer a máscara e vender, porque depois vai ter Carnaval, ele quer levar para a criançada [risos]. Eu me divirto porque mexe com essa coisa de herói, as crianças gostam, se sentem identificadas”, disse ele na época.
A lesão facial que motivou Thiago Rodrigues a usar o protetor facial ocorreu no ano passado, no Campeonato Alagoano, quando ainda defendia o CSA. O utensílio é feito de fibra de carbono. A recomendação médica é que o goleiro use a máscara até o remaining da temporada.