Uma preguiça adulta foi encontrada no bairro Várzea Alegre, em Itamaraju, cidade localizada no sul da Bahia, na tarde da última quinta-feira (4). O animal tentava atravessar a BR-101 e os moradores o retiraram da by way of para não ser atropelado.
O Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social (GADS) foi acionado para resgatar o animal e devolvê-lo ao seu habitat pure. A preguiça foi conduzida pelos ambientalistas Josimar Santos e Vinícius Borges ao Parque Nacional do Descobrimento, às margens da rodovia Prado-Itamaraju.
“O Parque Nacional do Descobrimento é o melhor lugar para fazer esse retorno, aqui ele está de volta ao seu habitat pure e no native onde foi solto já foram vistas outras preguiças”, comentou Vinicius Borges.
Segundo Josimar Santos, a preguiça não apresentou nenhum tipo de lesão, o que permitiu sua liberação imediata na mata. “Quando o animal resgatado apresenta algum tipo de lesão ou vem de cativeiro doméstico, precisamos ligar para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]que fica em Porto Seguro, mas não foi o caso, pois o animal estava bem de saúde”, informou.