Terminou hoje a V Campanha Veterinária realizada pelo Município da Ribeira Brava, destinada aos animais de estimação do concelho.
A iniciativa teve início no sábado, 30 de julho, nas freguesias da Serra de Água e Ribeira Brava, terminando hoje, 6 de agosto, com a passagem da equipa veterinária por Tabua e Campanário.
No complete, foram tratados 512 animais, nomeadamente 342 cães e 170 gatos. Além da vacinação e vermifugação, os animais que foram pela primeira vez tiveram direito à identificação eletrônica, licenciamento e registro.
O autarca Ricardo Nascimento nunca escondeu a sua preocupação com a causa animal e prova disso é a aposta em campanhas veterinárias anuais para ajudar as famílias da Ribeira Brava a suportar alguns custos com animais de companhia. “É uma ajuda que estamos a dar à população do concelho e, ao mesmo tempo, melhoramos o bem-estar dos cães e gatos, contribuindo assim para a nossa saúde pública”, acrescenta o autarca que destaca o papel do Juntas de Freguesia nesta campanha isentando a taxa de inscrição dos animais.
Ainda assim, Nascimento diz que poderia fazer muito mais se os municípios da Região Autónoma da Madeira pudessem aceder à linha nacional de apoio à causa animal, que está incluída no Orçamento da República e que é canalizada apenas para os concelhos do Continente. Uma “discriminação” que não compreende nem aceita, pois os fundos seriam suficientes para realizar mais campanhas e construir um canil ou Centro Oficial de Recolha na Ribeira Brava.
“Penso que as medidas que foram criadas no país relativamente à causa animal devem estar ao alcance de todos e não apenas de alguns”, salienta o autarca, defendendo “um aumento do apoio aos municípios para poderem investir nesta causa” .
Mesmo com um orçamento limitado, o Município vai continuar a realizar campanhas de vacinação e sensibilização dos animais e aprovou recentemente um regulamento de apoio às famílias que adotam animais abandonados à guarda do Município da Ribeira Brava.