Ricardo Nascimento defende mais apoio aos municípios para a causa animal

Terminou hoje a V Campanha Veterinária realizada pelo Município da Ribeira Brava, destinada aos animais de estimação do concelho.

A iniciativa teve início no sábado, 30 de julho, nas freguesias da Serra de Água e Ribeira Brava, terminando hoje, 6 de agosto, com a passagem da equipa veterinária por Tabua e Campanário.
No complete, foram tratados 512 animais, nomeadamente 342 cães e 170 gatos. Além da vacinação e vermifugação, os animais que foram pela primeira vez tiveram direito à identificação eletrônica, licenciamento e registro.
O autarca Ricardo Nascimento nunca escondeu a sua preocupação com a causa animal e prova disso é a aposta em campanhas veterinárias anuais para ajudar as famílias da Ribeira Brava a suportar alguns custos com animais de companhia. “É uma ajuda que estamos a dar à população do concelho e, ao mesmo tempo, melhoramos o bem-estar dos cães e gatos, contribuindo assim para a nossa saúde pública”, acrescenta o autarca que destaca o papel do Juntas de Freguesia nesta campanha isentando a taxa de inscrição dos animais.
Ainda assim, Nascimento diz que poderia fazer muito mais se os municípios da Região Autónoma da Madeira pudessem aceder à linha nacional de apoio à causa animal, que está incluída no Orçamento da República e que é canalizada apenas para os concelhos do Continente. Uma “discriminação” que não compreende nem aceita, pois os fundos seriam suficientes para realizar mais campanhas e construir um canil ou Centro Oficial de Recolha na Ribeira Brava.
“Penso que as medidas que foram criadas no país relativamente à causa animal devem estar ao alcance de todos e não apenas de alguns”, salienta o autarca, defendendo “um aumento do apoio aos municípios para poderem investir nesta causa” .
Mesmo com um orçamento limitado, o Município vai continuar a realizar campanhas de vacinação e sensibilização dos animais e aprovou recentemente um regulamento de apoio às famílias que adotam animais abandonados à guarda do Município da Ribeira Brava.

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.