Salvador avança nas ações de promoção da saúde e bem-estar animal

Na semana passada, Salvador ganhou a primeira Unidade Móvel de Zoonose (UZM) do Brasil. O projeto é pioneiro no país e foi planejado quando ainda period secretário municipal de saúde de Salvador. Os equipamentos itinerantes priorizarão o acolhimento de animais de famílias carentes e farão toda a diferença no combate e prevenção da esporotricose.

Esta é mais uma iniciativa que tive o orgulho de implementar visando o bem-estar e promoção da saúde animal. Uma das primeiras ações que implementei durante minha gestão foi a implantação de um setor permanente na SMS para tratar diretamente desse tema: DIPA – Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal.

Com isso, conseguimos acelerar a implementação de políticas públicas voltadas aos animais de estimação. Ampliamos o acesso às castrações gratuitas com a implantação de mais um serviço itinerante – o Castramóvel, e a contratação de mais quatro clínicas particulares que realizam o procedimento de forma totalmente gratuita na capital. De 2019 até a saída da carteira, foram realizados mais de 30.000 procedimentos de esterilização de cães e gatos por meio de investimentos da SMS.

Também investimos em tecnologia com o sistema de registro do meu animal de estimação. Todos os animais submetidos à cirurgia de castração em nossa rede recebem um microchip que é implantado na pele do animal. Do tamanho de um grão de arroz, o aparelho visa mapear os animais beneficiados e obter dados para aprimorar as políticas públicas oferecidas pelo setor na capital baiana.

Outra iniciativa pioneira foi a instalação de um serviço especializado para coleta, abrigo e tratamento de animais de grande porte identificados nas vias públicas da cidade. O contrato também prevê o atendimento 24 horas por dia, realizado por profissionais qualificados e estrutura física adequada para esse perfil de acolhimento. A empresa contratada também é responsável pelos cuidados com a alimentação, além de outros cuidados relacionados ao bem-estar até o envio do animal para adoção.

Além de todas essas implantações, também alcançamos um feito histórico neste setor com a assinatura da ordem de serviço para a construção do primeiro Hospital Veterinário Público de Salvador. O equipamento deve ficar pronto até o last de 2022 e atenderá prioritariamente animais domésticos cujos donos são mais pobres ou que não dispõem de recursos financeiros para custear os cuidados e serviços de um veterinário explicit.

No complete, foram destinados aproximadamente R$ 6,6 milhões para a implantação dos equipamentos que funcionarão próximo ao estádio Barradão e será um marco para o setor em nosso município.

Leo Prates, deputado estadual, pré-candidato a deputado federal e ex-secretário municipal de saúde em Salvador


Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.