A jogadora de vôlei Tandara usou sua rede social para responder às críticas e abusos que recebeu após apoiar a proibição determinada pela FINA (Federação Internacional de Natação) de atletas trans que passaram pela puberdade masculina de participar de eventos de natação feminina.
No último domingo (19), a FINA anunciou a nova regra, dias após uma mudança semelhante adotada pelo ciclismo. Com isso, o atleta fez um comentário pedindo que essa regra fosse estendida a todos os esportes, que incluiriam o vôlei.
Após este comentário, tandara recebeu várias mensagens criticando-a por sua posição sobre o assunto. “Minha maior alegria foi ver você fora da quadra, você merece desprezo”, escreveu um.
Em seu Instagram, a jogadora destacou algumas das ofensas recebidas, chamou as pessoas que a criticaram de “canceladoras” e reforçou que continuará lutando pelo que considera um “esporte mais justo”.
“Eles dizem que a luta é por tolerância e aceitação? Você realmente quer falar sobre tolerância? Existe apenas uma maneira de olhar para as situações? Esses “cancelamentos” mostram sua verdadeira causa e abrem amplamente quem é que destila ódio. E por isso vamos continuar nossa luta, construindo um esporte mais justo”, escreveu.
“Você pode me chamar do que quiser, se eu tivesse medo de defender minha liberdade ou expressar minha opinião, estaria me escondendo atrás da mediocridade e deixando essas pessoas tomarem as decisões por mim. E só para constar, ninguém vai calar minha boca. “, ele adicionou.