“Tradicionalismo não vive só de eventos”, diz advogado sobre proibição de veículos de tração animal – GAZ

A discussão sobre os veículos de tração animal em Santa Cruz do Sul continua ecoando. Após o promotor da Defesa Comunitária, Erico Barin, ter afirmado durante reunião realizada na Câmara Municipal nesta semana o que a lei que proíbe carrinhos em bairros a partir de 2025 não afeta atividades tradicionalistas, A advogada Tibicuera Almeida, que participou do encontro como representante da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS) e do Piquete Regional da OAB/RS, Gazeta do Sul para contrariar a afirmação.

Segundo Almeida, o texto da lei só protege os eventos tradicionalistas e isso não basta. O artigo 5º da lei prevê que a tração animal será permitida “nas datas comemorativas de 7 e 20 de setembro, bem como em eventos que cultivem as tradições gaúchas”. “O tradicionalismo não vive apenas de eventos. Eu não posso colocar um cavalo em um desfile só no dia 20 de setembro, porque ele vai ficar com medo e depois causar um acidente. O animal tem que ser domado e treinado no ambiente em que será usado”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Para MP, liberar o uso de veículos de tração animal nos bairros representaria um retrocesso

As entidades afirmam que, embora busque combater os maus-tratos, a lei acaba penalizando as pessoas que tratam adequadamente os animais. A sugestão é que, ao invés de proibir, a fiscalização seja intensificada.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região diretamente no seu celular? Então faça parte do nosso canal no telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste hyperlink: https://t.me/portal_gaz. Não é Assinante da Gazeta? Clique aqui e inscreva-se!

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.