Transfundir sangue de um animal velho para um mais novo causa envelhecimento

15/08/2022


Com informações da New Scientist

O experimento explica por que as drogas conhecidas como senólticos não funcionam.
[Imagem: Ok Hee Jeon et al. – 10.1038/s42255-022-00609-6]

envelhecimento induzido

A transfusão de sangue de camundongos mais velhos em camundongos jovens desencadeou rapidamente o envelhecimento nesses animais mais jovens, sugerindo que o envelhecimento celular não é apenas um caso de desgaste celular.

Existe uma hipótese de longa knowledge de que conectar cirurgicamente um animal velho a um animal jovem causaria uma transferência de sangue que rejuvenesceria o animal mais velho.

Embora o experimento tenha realmente beneficiado o camundongo mais velho, os efeitos no animal jovem de realizar a transfusão inversa não foram cuidadosamente medidos.

Para aprimorar esse conhecimento, Irina Conboy e colegas da Universidade de Berkeley (EUA) realizaram transfusões de sangue entre camundongos jovens e velhos, para que aqueles com 3 meses de idade recebessem sangue de animais que se aproximavam dos 2 anos de idade.

Duas semanas depois, os camundongos jovens mostraram um aumento significativo no número de células senescentes – células do fígado, rins e músculos que são danificadas e param de se dividir, mas não morrem. Essas células se acumulam como parte regular do envelhecimento, começando após alguns anos de vida nas pessoas.

Testes de força também revelaram que os camundongos jovens ficaram mais fracos depois de receber o sangue dos roedores mais velhos.

Por que os senólticos não funcionam

No geral, os resultados indicam que células senescentes podem ser induzidas em animais jovens fora do envelhecimento cronológico.

“A senescência celular é apenas parte do processo de envelhecimento”, diz Irina. “Isso abre novos horizontes e ajuda a explicar por que a Senoltics [medicamentos que limpam as clulas senescentes do corpo] em ensaios clínicos até agora foram menos bem sucedidos do que as pessoas esperavam.”

O experimento também pode ajudar os pesquisadores que estão tentando resolver os problemas de saúde do envelhecimento, acrescentou.

Confira com artigo científico:

Artigo: Indução sistêmica de senescência em camundongos jovens após troca de sangue heterocrônica única
Autores: Okay Hee Jeon, Melod Mehdipour, Tae-Hwan Gil, Minha Kang, Nicholas W. Aguirre, Zachery R. Robinson, Cameron Kato, Jessy Etienne, Hyo Gyeong Lee, Fatouma Alimirah, Vighnesh Walavalkar, Pierre-Yves Desprez, Michael J Conboy, Judith Campisi, Irina M. Conboy
Publicação: Metabolismo da Natureza
DOI: 10.1038/s42255-022-00609-6


siga o Di



Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.