‘Túnel do Tempo’: esvaziamento para manutenção revela beleza arquitetônica de estação subterrânea de água em Piracicaba | Piracicaba e Região

O esvaziamento de uma estação subterrânea de água com 136 anos de existência para manutenção, em Piracicaba (SP), revelou a beleza arquitetônica do espaço, considerado um marco histórico no desenvolvimento da cidade. O native deve ser aberto ao público após as reformas para reduzir as perdas de água.

A Estação de Tratamento de Água e Bombeamento do Reservatório Marechal está em reforma desde outubro de 2021 e foi inaugurada pela primeira vez para captação de imagens nesta terça-feira (16). O reservatório está localizado sob a Rua Silva Jardim e a Rua Marechal Teodoro, no bairro dos Alemães.

Para aceder ao native é necessário descer escadas, chegando a um corredor com pilares condizentes com a época em que foi construído, com 15 metros de largura e 40 metros de comprimento.

Reservatório de 136 anos em Piracicaba — Foto: Ricardo Custódio/EPTV

A construção começou em 1886, e o complexo é responsável pelo abastecimento dos reservatórios de água dos bairros Unileste, XV de Novembro, Dois Córregos, Conceição, Cecap e Peoria. Na mesma área, há uma estação elevatória de tratamento que abastece toda a região leste do município.

“O complexo tem 136 anos, abastece grande parte da cidade, praticamente metade dela, e atende outros três reservatórios, por bombeamento, e atende também a região central de Piracicaba, por processo gravitacional”, comenta Maurício André Marques de Oliveira, presidente da Semae de Piracicaba.

Sítio em Piracicaba passa por reformas estruturais — Foto: Ricardo Custódio/EPTV

O native é composto por três reservatórios, com capacidade complete de 8.500 metros cúbicos de água, sendo que dois deles apresentaram problemas de vazamento, exigindo a substituição de tijolos, substituição de bombas e um processo de impermeabilização.

“Perdemos cerca de 20 litros por segundo, por rachaduras, ranhuras internas. Com a impermeabilização, poderemos reservar mais água”, acrescenta Maurício.

Com a reforma, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) diz que terá 100% da capacidade operacional do complexo de reservatórios. De acordo com o Semae, o reservatório estará aberto à visitação, porém, somente ao closing das reformas. Ainda não há knowledge prevista.

Reservatório abastece metade de Piracicaba, segundo Semae — Foto: Ricardo Custódio/EPTV

Estação deve receber visita da população após reforma — Foto: Ricardo Custódio/ EPTV

A construção começou em 1886 em Piracicaba — Foto: Ricardo Custódio/EPTV

VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.