Tutor de animais é preso por maus-tratos após ação de fiscalização conjunta
Divulgação GCA/PMPA
As ações de combate aos maus tratos aos animais aconteceram nesta quinta-feira, 23, no bairro Aparício Borges, Zona Leste da Capital, a partir de denúncias feitas pelo telefone 156 da prefeitura. Escritório, dois cães foram recolhidos. O peso deles estava abaixo do best, a presença de moscas por todo o corpo, estavam em native sujo e com muitos entulhos. Eles foram encaminhados à Unidade de Saúde Animal de Vitória para atendimento veterinário e acolhimento no abrigo municipal.
A prefeitura emitiu um auto de infração, e o tutor foi preso em flagrante. O caso está sendo investigado pela 15ª Delegacia da Capital, e o responsável pode ser punido na forma da lei. A pena varia de dois a cinco anos de reclusão.
A ação conjunta envolveu a Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete de Causa Animal (GCA) e a Secretaria Municipal de Segurança, e a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 15ª Delegacia de Polícia. A secretária da Causa Animal, Catiane Mainardi, destaca o empenho da equipe do GCA em buscar a conscientização dos tutores sobre a guarda responsável e o bem-estar dos animais na Capital.