Eles já representam cerca de 40% dos cães nos lares brasileiros, segundo levantamento do Instituto Qualibest (2019), e têm até uma knowledge especial: 31 de julho é o Dia do Mutt. A comemoração visa valorizar e incentivar a adoção de cães e gatos mestiços (SRD), que ganharam o apelido de vira-latas por serem comumente vistos vasculhando latas de lixo em busca de comida para sobreviver, quando abandonados ou nascidos na rua.
Mas afinal, quando um animal é considerado indefinido? Segundo o médico veterinário e consultor da rede de farmácias de manipulação veterinária DrogaVET, Farah de Andrade, podemos considerar cães e gatos mestiços (animais provenientes do cruzamento de duas ou mais raças e que ainda possuem características da mesma), animais em que não é mais possível identificar o traço de uma raça e também cães com misturas deliberadas como, por exemplo, o labradoodle – um cruzamento entre um labrador e um poodle.
Saúde e personalidade de animais de estimação sem raça definida
É comum ouvir que animais mestiços raramente adoecem. Até que ponto isso é verdade? O veterinário explica: “Os filhotes de cães e gatos de raça pura não herdam apenas as características físicas de seus pais, mas também toda a carga genética de doenças dessa raça e de seus pais. Por outro lado, cães e gatos mestiços provêm de uma mistura de genes de raças diferentes, e quanto maior essa mistura, menor será a carga genética das raças. Dessa forma, os vira-latas podem ser considerados mais resistentes a doenças genéticas, mas isso não significa que não desenvolverão nenhuma delas”.
A maior resistência às doenças, porém, não dispensa o cuidado com a saúde dos vira-latas. “Cães e gatos mestiços são tão suscetíveis a doenças infecciosas quanto os animais de raça pura, por isso os cuidados com a vacinação, controle de pulgas e carrapatos, prevenção de endoparasitas e alimentação saudável também são essenciais para eles”, alerta Farah.
A mistura de raças de vira-latas confere características físicas variadas, o que os torna ainda mais exclusivos. A personalidade também pode variar muito: além da influência da combinação de raças, cães e gatos mestiços que foram resgatados de situações de abandono ou abuso, podem desenvolver traumas e fobias. “O ambiente em que cresceram afeta significativamente a personalidade dos bichinhos, mas com muito cuidado, paciência e orientação dos treinadores, é possível amenizar esses traumas e transformar a vida desses bichinhos. A coisa mais importante é dar-lhes an opportunity de ter uma família. Com certeza vão retribuir com muita gratidão e amor”, comenta Farah.
Campanha homenageia o vira-lata caramelo
Os animais de estimação SRD ganharam a reputação de serem muito amorosos, mas também por se envolverem em situações engraçadas. Os vira-latas caramelo, por exemplo, ilustram muitos memes nas redes sociais e atualmente são os protagonistas da campanha de advertising and marketing da rede de farmácias veterinárias DrogaVET. Com o tema “Caramelo vira-lata: mais que uma cor, uma prova de amor”, a marca desenvolveu diversas ações de advertising and marketing com o objetivo de valorizar e homenagear os pets. “Buscamos trazer toda a carga emocional que o ícone do vira-lata caramelo nos envia para criar uma campanha leve, divertida e cheia de emoção e interação”, revela o CEO da Deepzo, martech que atende a conta da rede de farmácias, Thiago Balero Joaquin. A campanha envolve a criação de uma comunidade para os amantes de vira-latas de caramelo, na qual são divulgados conteúdos informativos e interativos e a possibilidade de realização de missões que acumulam pontos, chamados de caramelos, que podem ser trocados por prêmios.
Reconhecida por oferecer aos tutores a possibilidade de manusear medicamentos veterinários com formas farmacêuticas e aromatizantes que agradam os animais de estimação, a DrogaVET desenvolveu uma calda sabor caramelo para complementar a campanha. A marca também aproveita o Dia do Mutt para lançar dois minidocumentários: Meu Pet é uma Peça e Amor Além da Vida. Com histórias reais de influenciadores digitais e tutores de pets, os documentários revelam histórias divertidas e emocionantes de cães e gatos que já passaram por alguma situação engraçada ou que são fundamentais para a saúde e o dia a dia de seus tutores. “Temos certeza de que o público vai se identificar com algumas das histórias, rir e também se emocionar. É uma forma de celebrar a relação de amor e amizade entre humanos e animais de estimação e esta knowledge em explicit”, completa Joaquim. Os audiovisuais estarão disponíveis no Youtube: www.youtube.com/drogavetsaudeanimal