Últimos dias para curtir o Parque de Diversões da Beleza no ParkShoppingBarigüi

Eles já representam cerca de 40% dos cães nos lares brasileiros, segundo levantamento do Instituto Qualibest (2019), e têm até uma knowledge especial: 31 de julho é o Dia do Mutt. A comemoração visa valorizar e incentivar a adoção de cães e gatos mestiços (SRD), que ganharam o apelido de vira-latas por serem comumente vistos vasculhando latas de lixo em busca de comida para sobreviver, quando abandonados ou nascidos na rua.

Mas afinal, quando um animal é considerado indefinido? Segundo o médico veterinário e consultor da rede de farmácias de manipulação veterinária DrogaVET, Farah de Andrade, podemos considerar cães e gatos mestiços (animais provenientes do cruzamento de duas ou mais raças e que ainda possuem características da mesma), animais em que não é mais possível identificar o traço de uma raça e também cães com misturas deliberadas como, por exemplo, o labradoodle – um cruzamento entre um labrador e um poodle.

Saúde e personalidade de animais de estimação sem raça definida

É comum ouvir que animais mestiços raramente adoecem. Até que ponto isso é verdade? O veterinário explica: “Os filhotes de cães e gatos de raça pura não herdam apenas as características físicas de seus pais, mas também toda a carga genética de doenças dessa raça e de seus pais. Por outro lado, cães e gatos mestiços provêm de uma mistura de genes de raças diferentes, e quanto maior essa mistura, menor será a carga genética das raças. Dessa forma, os vira-latas podem ser considerados mais resistentes a doenças genéticas, mas isso não significa que não desenvolverão nenhuma delas”.

A maior resistência às doenças, porém, não dispensa o cuidado com a saúde dos vira-latas. “Cães e gatos mestiços são tão suscetíveis a doenças infecciosas quanto os animais de raça pura, por isso os cuidados com a vacinação, controle de pulgas e carrapatos, prevenção de endoparasitas e alimentação saudável também são essenciais para eles”, alerta Farah.

A mistura de raças de vira-latas confere características físicas variadas, o que os torna ainda mais exclusivos. A personalidade também pode variar muito: além da influência da combinação de raças, cães e gatos mestiços que foram resgatados de situações de abandono ou abuso, podem desenvolver traumas e fobias. “O ambiente em que cresceram afeta significativamente a personalidade dos bichinhos, mas com muito cuidado, paciência e orientação dos treinadores, é possível amenizar esses traumas e transformar a vida desses bichinhos. A coisa mais importante é dar-lhes an opportunity de ter uma família. Com certeza vão retribuir com muita gratidão e amor”, comenta Farah.

Campanha homenageia o vira-lata caramelo

Os animais de estimação SRD ganharam a reputação de serem muito amorosos, mas também por se envolverem em situações engraçadas. Os vira-latas caramelo, por exemplo, ilustram muitos memes nas redes sociais e atualmente são os protagonistas da campanha de advertising and marketing da rede de farmácias veterinárias DrogaVET. Com o tema “Caramelo vira-lata: mais que uma cor, uma prova de amor”, a marca desenvolveu diversas ações de advertising and marketing com o objetivo de valorizar e homenagear os pets. “Buscamos trazer toda a carga emocional que o ícone do vira-lata caramelo nos envia para criar uma campanha leve, divertida e cheia de emoção e interação”, revela o CEO da Deepzo, martech que atende a conta da rede de farmácias, Thiago Balero Joaquin. A campanha envolve a criação de uma comunidade para os amantes de vira-latas de caramelo, na qual são divulgados conteúdos informativos e interativos e a possibilidade de realização de missões que acumulam pontos, chamados de caramelos, que podem ser trocados por prêmios.

Reconhecida por oferecer aos tutores a possibilidade de manusear medicamentos veterinários com formas farmacêuticas e aromatizantes que agradam os animais de estimação, a DrogaVET desenvolveu uma calda sabor caramelo para complementar a campanha. A marca também aproveita o Dia do Mutt para lançar dois minidocumentários: Meu Pet é uma Peça e Amor Além da Vida. Com histórias reais de influenciadores digitais e tutores de pets, os documentários revelam histórias divertidas e emocionantes de cães e gatos que já passaram por alguma situação engraçada ou que são fundamentais para a saúde e o dia a dia de seus tutores. “Temos certeza de que o público vai se identificar com algumas das histórias, rir e também se emocionar. É uma forma de celebrar a relação de amor e amizade entre humanos e animais de estimação e esta knowledge em explicit”, completa Joaquim. Os audiovisuais estarão disponíveis no Youtube: www.youtube.com/drogavetsaudeanimal

Leave a Comment

A note to our visitors

This website has updated its privacy policy in compliance with changes to European Union data protection law, for all members globally. We’ve also updated our Privacy Policy to give you more information about your rights and responsibilities with respect to your privacy and personal information. Please read this to review the updates about which cookies we use and what information we collect on our site. By continuing to use this site, you are agreeing to our updated privacy policy.